357 casos de descumprimento de medidas sanitárias registrados no feriadão de Natal no Ceará
Feriado e fim de semana foram marcados por ocorrências de aglomeração e descumprimento de regras de estabelecimentos e proteção individualEntre o dia 24 de dezembro, véspera de Natal, e as 8 horas desta segunda-feira, 28, nove pessoas foram autuadas em delegacias da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) por descumprirem determinações do Decreto estadual de isolamento social e infringirem medidas sanitárias contra a Covid-19. Em Fortaleza, Juazeiro do Norte e Sobral, foram atendidas 357 ocorrências do tipo, sendo 324 por aglomerações, 25 por comércios abertos em descumprimento ao Decreto e oito por falta de proteção individual.
Os dados foram compilados pelos núcleos da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) e divulgados pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) no fim da manhã desta segunda-feira. O fim de semana foi de dispersão de aglomerações pela Polícia Militar do Ceará (PMCE). As ações ocorreram na Capital, Região Metropolitana e em Iguatu, no Centro Sul do Estado.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Uma aglomeração de pessoas na Praia de Iracema, em Fortaleza, foi dispersada por um patrulhamento da Polícia Militar na noite deste domingo, 27. Na ocorrência, dezenas de pessoas se reuniam ao redor da estátua de Iracema, um dos cartões-postais da Capital, quando foram surpreendidas por PMs que utilizaram tiros para o alto como forma de dispersar a multidão.
Grupo de pessoas reunidas na Praça da Gentilândia, no bairro Benfica, em Fortaleza, foi dispersado na última sexta-feira, 25. As equipes policiais chegaram e orientaram as pessoas para retornarem para suas casas e sobre a importância do uso da máscara de proteção.
Apesar da PMCE não ter sido acionada, a sexta-feira de Natal também registrou cenário de multidão, paredões de som e tiros no bairro João XXIII. Rua amanheceu com sangue e sujeira, segundo relataram moradores da região, que inclusive denunciam prática recorrente e datada de anos.
Denúncias
A população pode denunciar casos de descumprimento das medidas de prevenção e controle da Covid-19 por meio do 156 da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis); também pelos telefones 150, 3252.2155/3252.1571/3252.1587 da Vigilância Sanitária do Estado do Ceará e Central da Plataforma Ceará Transparente; pelo 136 da Ouvidoria Geral do SUS e Ministério da Saúde; ou ainda para o 127 ou 0800.28.11.553 do Ministério Público do Ceará; e por meio do 190 da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da SSPDS.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente