Covid-19: casos seguem em crescimento em Fortaleza e positividade de testes na última semana chega a 28,5%
Apesar do aumento diário de casos, os óbitos em decorrência da Covid-19 em Fortaleza se mantêm em estável e não apresentaram aumentoO aumento da transmissão viral do novo coronavírus em Fortaleza, iniciado novamente desde o começo do outubro, ainda persiste, com subida diária de casos, mas de forma linear, e não exponencial de grandes proporções. Informação é do boletim epidemiológico semanal da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), divulgado nesta sexta-feira, 27, e que também evidencia o crescimento da positividade de testes da Covid-19 na Capital. Entre os dias 18 e 25 de novembro, a taxa chegou a 28,5%.
LEIA MAIS| Covid-19: Decreto é prorrogado sem alterações por mais uma semana no Ceará
É + que streaming. É arte, cultura e história.
A média móvel de confirmações diária nesta última Semana Epidemiológica (SE), que é a de número 48, entre os dias 22 e 28 de novembro, está em em 117.7 casos. O dado é 37% inferior ao registrado há duas semanas atrás (187 casos diários), mas de acordo com Antônio Silva Lima Neto, o dr. Tanta, coordenador da Vigilância Epidemiológica da SMS, a real taxa atual deve estar em torno de 190, somente apresentando decréscimo por conta do atraso em resultados de exames laboratoriais.
Apesar do aumento diário de casos, os óbitos em decorrência da Covid-19 em Fortaleza se mantêm em estabilidade e não apresentaram aumento. A média móvel de mortes dos últimos sete dias é de 2 ocorrências por dia, uma redução de 35% em comparação com a mensurada há duas semanas (3,1). Como informe vem mostrando há meses, desde a primeira semana de agosto, a média de mortes na Capital é estável.
"Preliminarmente, não foram registradas mortes nos dias 12 de agosto; 20, 24 e 28 de setembro; 3, 9, 11, 13 e 16 de outubro; e no dia 15, 16, 26 e 27 de novembro", aponta o boletim epidemiológica. De acordo com a plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), Fortaleza tem 3.958 óbitos pela doença e 67.875 casos confirmados.