Camilo diz que volta do lockdown nem sequer foi avaliada e anuncia nova prorrogação do decreto sem alterações
Anúncio foi feito nesta sexta-feira, 13, pelas redes sociais do governador do Ceará após reunião com o Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia do CoronavírusO governador do Ceará, Camilo Santana (PT), anunciou nesta sexta-feira, 13, que o atual Decreto Estadual será prorrogado a partir da próxima segunda-feira, 16, e descartou um novo lockdown após o fim do primeiro turno das Eleições 2020.
O anúncio foi feito após reunião do governador com o Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia do Coronavírus, composto por 25 entidades e órgãos estaduais e federais para avaliar o quadro da Covid-19 no Ceará. De acordo com a publicação de Camilo, a medida de implementar um novo lockdown “sequer foi avaliada pelo comitê”.
LEIA TAMBÉM | Camilo diz que disputa política "mesquinha" sobre a vacina contra a Covid-19 é "grave e inaceitável"
O atual Decreto Estadual, de número 33.790, entrou em vigor em 31 de outubro. Com a prorrogação do documento, as regras previstas no decreto devem seguir da próxima segunda-feira, 16 de novembro, até o fim do mês. De acordo com o comunicado de Camilo, mais de 95% da economia cearense retomou às atividades.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Os rumores de um possível novo decreto de confinamento começaram a surgir após a região de Saúde de Fortaleza registrar aumento de 72% em casos da Covid-19, conforme informou boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) divulgado em 22 de outubro. De acordo com o órgão, haviam “pequenos surtos localizados, seguidos por uma queda nos registros”. A Sesa também informou que a possibilidade de uma segunda onda não era cogitada pelo órgão.
“Impressiona a leviandade de algumas pessoas que tentam espalhar o pânico entre a população. Sempre temos alertado que a pandemia continua, o vírus ainda circula, mas essa medida mais extrema sequer foi avaliada”, disse o governante.
Confira o texto publicado pelo governador Camilo Santana na íntegra:
“Em reunião nesta sexta (13), o Comitê que delibera sobre o Decreto de isolamento social avaliou todos os indicadores e relatórios sobre a Covid no Ceará desenvolvidos pelos nossos profissionais de Saúde e definiu pela prorrogação, sem alterações, do atual decreto a partir da próxima segunda (16). Essa decisão, inclusive, põe fim a uma Fake News amplamente divulgada de que haveria lockdown a partir do dia 16/11, logo após o fim das eleições. Isso é mentira. Neste momento, mais de 95% da economia cearense retomou suas atividades e continua crescendo. Impressiona a leviandade de algumas pessoas que tentam espalhar o pânico entre a população. Sempre temos alertado que a pandemia continua, o vírus ainda circula, mas essa medida mais extrema sequer foi avaliada pelo comitê, que envolve, além do Governo, a Justiça, Ministério Público Estadual e Federal, além da AL e Pref de Fortaleza. É, portanto, mais uma Fake News espalhada em meio à pandemia.”