Cremec faz alerta sobre quebra de medidas sanitárias em campanhas eleitorais
Dentre as preocupações do Conselho Regional de Medicina do Ceará estão, principalmente, a ocorrência de aglomerações realizadas pelos candidatos durante as campanhas
00:04 | Out. 29, 2020
Com o início da campanha eleitoral no Estado, o Conselho Regional de Medicina do Ceará (Cremec) manifestou alerta nesta quarta-feira, 28, sobre a preocupação acerca das medidas sanitárias durante o período de campanha. Dentre as preocupações estão, principalmente, a ocorrência de aglomerações realizadas pelos candidatos durante as campanhas, já que a ação estimula a proliferação da Covid-19, evitando a redução nos casos de infecção pela doença.
Outros alertas apontados pelo Cremec são sobre uso de máscaras em espaços públicos e sobre a necessidade de distanciamento social durante atos políticos. Além disso, o Conselho manifesta a preocupação nos cuidados de higiene, alertando acerca da necessidade contínua do uso de álcool em gel 70% e da higienização das mãos com água e sabão.
Leia Também | Ministério Público recomenda cassação de registros de candidaturas que promovam aglomerações
De acordo com o Cremec, o ato de promover aglomerações de pessoas, mesmo em ambientes abertos, está em desacordo com as medidas de prevenção contra a proliferação do novo coronavírus. O Conselho ainda destaca que esses atos vão contra a responsabilidade dos candidatos aos cargos eleitorais, pois as medidas podem gerar impacto no número de casos de infectados e gerar consequências relativas a morbidade e mortalidade.
Por fim, o Conselho Regional de Medicina do Ceará ressalta a importância do exercício da democracia e diz esperar que os candidatos tomem decisões e procedam de forma responsável para a proteção da população, principalmente em tempos de pandemia, por meio ações de cuidados preventivos de saúde a serem adotados durante as manifestações públicas.