Passageiros que chegarem ao Ceará em voos internacionais serão testados

Secretaria da Saúde do Estado preparou protocolo e negocia com Anvisa e Fraport

12:12 | Out. 17, 2020

Por: Gabriela Feitosa
Passageiros de voos internacionais deverão ser testados ao desembarcar (foto: BEATRIZ BOBLITZ, 26 de fevereiro de 2020)

A Secretaria de Saúde do Ceará prepara protocolo de testagem de passageiros que chegam ao Ceará em voos internacionais. Pasta negocia com Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e com a Fraport para iniciar os procedimentos no aeroporto. Cuidados são necessários por causa da pandemia do novo coronavírus. O Governo do Ceará havia solicitado a suspensão dos voos internacionais no Estado em março deste ano, logo quando a infecção estava se agravando no estado.

Um estudo publicado em julho apontou que o Ceará foi uma das principais portas de entrada do coronavírus no País. Segundo pesquisa, publicada na revista científica Science, a maior parte das introduções foi identificada nas principais capitais com maior incidência de voos internacionais vindos da Europa, com destaque os estados do Ceará, que tem Fortaleza forte hub aéreo, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Já outra pesquisa mais recente mostrou que mesmo com pandemia, o brasileiro voltou a planejar viagens aéreas. Pesquisa realizada pelo Governo Federal com passageiros aponta que mais da metade dos entrevistados (53,6%) tem planos de pegar um voo nos próximos meses, mesmo sem uma definição sobre quando a vacina contra a covid-19 vai estar disponível. Estudo foi feito em agosto com 1.042 participantes. No Brasil, a pandemia chegou a provocar a redução de aproximadamente 92% dos voos programados.

LEIA TAMBÉM | Guia para remarcação e cancelamento de viagens durante a pandemia do coronavírus