Coronavírus: Fortaleza chega a 14ª semana com tendência de queda consistente no número de mortes
Dados foram divulgados pelo prefeito Roberto Cláudio, em transmissão ao vivo no Facebook
18:09 | Ago. 19, 2020
Fortaleza chega a 14ª semana com tendência de queda consistente no número de mortes por coronavírus. Segundo dados apresentados pelo prefeito Roberto Cláudio, a Capital saiu do pico de 87,6 óbitos por dia em média, para 1,1 óbito na última semana. Além da redução na média de óbitos por dia, Fortaleza também apresentou queda nas demandas por internação em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e de enfermarias. As informações foram divulgadas por meio de transmissão ao vivo no Facebook, na tarde desta quarta-feira, 19.
Segundo o prefeito, na semana 20 da pandemia, pico de coronavírus na Capital, as internações chegavam a uma média de 112 pacientes por dia. Na última semana, corresponde a 33ª da pandemia, esse número já havia caído para duas internações. Esse número médio é equivalente a metade do observado na semana 32, conforme destacou o prefeito durante a transmissão.
Leia também | Covid-19: segunda onda no Ceará é improvável, mas não deve ser descartada
A média de óbitos diários pela infecção com o novo coronavírus também permanece em tendência de queda. Desde a semana 20, ocorrida em meados de maio, que o número segue em redução. Conforme os dados da Prefeitura Municipal, a média de mortes por Covid-19 caiu de 87,6 para 1,1 óbito por dia, pela 14ª semana consecutiva. O dado de óbitos, segundo Roberto Cláudio, é o melhor para se comparar e monitorar, ao longo do tempo, a evolução da pandemia - inclusive entre diferentes cidades e nações.
“Essa semana que estamos agora é a semana 34, que ainda não está encerrada. Temos dados consolidados de domingo, segunda e terça. São dados parciais, mas que indicam uma tendência de termos uma semana melhor que a anterior”, comentou o prefeito durante a transmissão. Conforme Roberto Cláudio, pelos dados registrados até agora, a Capital chegou a menos de um óbito em média por dia. Ou seja, pode-se interpretar que em algum destes dias não houve morte por coronavírus.
“Os óbitos que ocorreram na semana passada [33ª] são de pacientes que estavam a longo tempo internados. Muitos internados inicialmente por Covid-19, que tiveram complicações secundárias, ficaram um bom tempo em UTI e, infelizmente, acabaram indo a óbito”, afirma o prefeito.
Apesar da tendência de queda consistente no número de óbitos e internações em leitos de enfermaria e UTI, o prefeito Roberto Cláudio ressalta que ainda estamos em pandemia, sem vacina ou tratamento comprovado para a cura da doença. Por isso, os cuidados para evitar aglomerações, utilizar máscaras em ambientes públicos, e o cumprimento dos decretos são fundamentais. “São recomendações para a gente evitar a transmissão e o retrocesso na tendência favorável de queda que temos vivenciado em Fortaleza”, finaliza o prefeito.
Conforme a última atualização do IntegraSUS, o Ceará tem 200.939 casos confirmados de Covid-19 e 8.206 mortes pela doença. Dados são do balanço divulgado em boletim às 9h14min desta quarta-feira, 19 de agosto (18/08). São 1.111 novos casos e quatro mortes a mais do que os números divulgados na tarde de ontem. Não houve registro de óbito nas últimas 24 horas.