Primeiro dia de testagem na Praça do Ferreira tem fila extensa
Local começou a funcionar nessa segunda,17. Segundo informações da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), qualquer pessoa pode chegar ao local e realizar o exame. Para ter acesso ao procedimento, basta ir até o CT e levar um documento oficial com foto.O Centro de Testagem (CT) para Covid-19 na Praça do Ferreira inaugurado nessa segunda-feira, 17, teve fluxo intenso de pessoas interessadas no diagnóstico. O POVO circulou pela região nesta manhã e registrou extensas filas no local.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Pessoas usavam máscaras e aguardavam ser atendidas. Algumas mantinham o distanciamento social, enquanto outras aguardavam sentadas no banco da Praça.
O local tem capacidade para 150 testes por dia, sendo 750 por semana. Segundo informações da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), qualquer pessoa pode chegar ao local e realizar o exame. Para ter acesso ao procedimento, basta ir até o CT e levar um documento oficial com foto.
LEIA TAMBÉM | Saiba quais testes podem diagnosticar a Covid-19 e como ocorrem os falsos resultados
O CT da Praça do Ferreira é um dos que estão disponíveis gratuitamente para realizar testes da doença no Ceará. O posto foi instalado em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL) e funcionará das 8h até 16 horas, das segundas-feiras às sextas-feiras. Os resultados do exame saem em até cinco dias úteis através do site do Sistema Saúde Digital.
Junto com o CT na Capital, outro local de testagens foi inaugurado em Maracanaú. Lá serão realizados testes do tipo RT-PCR, de biologia molecular em tempo real. Ele é feito a partir da coleta de secreções das vias respiratórias e aponta a existência do vírus no organismo. Tanto pessoas sintomáticas como assintomática podem fazer o exame nos locais.
O Ceará conta com quatro locais de testagens gratuitas para o novo coronavírus. O POVO elencou informações sobre cada um deles, que podem ser conferidas aqui.