Cariri avança para Fase 1 de retomada econômica, anuncia Camilo; veja a situação das outras regiões do Ceará
Fortaleza continua na Fase 4 do plano de retomada econômica; prefeito Roberto Cláudio lembra que pandemia não acabou e pede consciência da populaçãoO governador Camilo Santana (PT), em conjunto com o prefeito Roberto Cláudio (PDT), anunciou o avanço do Plano de Retomada Econômica nas macrorregiões do Ceará, em transmissão ao vivo neste sábado, 1º. O Cariri finalmente entrará na Fase 1 de retomada econômica, após quase um mês em medidas de isolamento mais rígidas.
Sobral, que teve o período de lockdown prorrogado na mesma época de instauração da mesma medida em Juazeiro do Norte, entrará na primeira semana da Fase 2. Já as macrorregiões de saúde Litoral Leste/Jaguaribe e Sertão Central permanecem na Fase 2, para completar 14 dias em cada fase.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Já na macrorregião de Fortaleza o cenário fica mais homogêneo. Até então, apenas a Capital estava na Fase 4, enquanto os outros municípios cumpriam a segunda semana da terceira. A partir da publicação do novo decreto estadual, toda a macrorregião estará na quarta e última fase de retomada econômica. Municípios que compõem a região poderão iniciar todas as atividades já autorizadas para Fortaleza.
LEIA TAMBÉM| Covid-19: lockdown nas regiões Norte e Cariri favoreceu queda da curva epidemiológica no CE
“Há sempre uma precaução nossa em relação a essa pandemia. O Comitê Científico decidiu que algumas atividades que não estavam autorizadas, como por exemplo as aulas presenciais em escolas, não ocorrerão ainda no mês de agosto”, anunciou Camilo. A proposta é que as atividades escolares presenciais voltem apenas em setembro, se cenário for favorável.
“Pandemia não acabou”, lembra RC
Na transmissão ao vivo, o prefeito Roberto Cláudio aproveitou para lembrar à população que a pandemia ainda não acabou. “Até que haja a disponibilidade comercial em larga escala da vacina mundo inteiro, ou a imunidade da população ser alta o suficiente, vamos precisar convivendo com o risco do vírus. É essencial a responsabilidade dos nossos atos e nossas decisões”, alertou.
Nos dois últimos finais de semana, Fortaleza tem registrado aglomerações, especialmente nas praias, sem utilização de máscaras de proteção. O uso das máscaras é obrigatório por lei estadual. Especialistas têm demonstrado preocupação com as multidões, principalmente porque a pandemia continua avançando no interior do Estado.