Coronavírus: Sobral registra tendência de desaceleração, mas pandemia no Interior ainda preocupa, aponta Camilo

Informações foram repassadas pelo governador do Estado, Camilo Santana, durante transmissão ao vivo nesta quarta-feira, 24

O município de Sobral, na região norte do Estado, passou a registrar uma tendência de estabilização, com possibilidade de queda no número médio diário de novos casos e óbitos relacionados ao coronavírus. A informação foi divulgada na nesta quarta-feira, 24, pelo governador do Ceará, Camilo Santana (PT), após reunião com o prefeito do município, Ivo Gomes (PDT). Apesar do ponto positivo, Camilo frisou que a região do Centro-sul do Estado, englobando todo o Cariri, tem registrado um aumento acelerado de Covid-19.

A expansão do vírus no interior do Ceará tem sido fator de preocupação da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), relatou Camilo. Na macrorregião de Sobral, de acordo com a plataforma IntegraSUS, atualizada pela pasta às 16h41min de hoje, 24, tinham sido confirmados 21.919 casos de coronavírus, com outros 11.168 casos em investigação. Na região, 677 pessoas morreram devido à nova doença.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Apesar dos dados estarem apresentando indícios de estabilização e um viés de queda ter surgido, a realidade da pandemia em Sobral e entornos ainda é preocupante. Fato se deve principalmente pela elevada ocupação de leitos e demanda por atendimento nas unidades de saúde dos municípios, conforme pontuou Camilo. O POVO buscou contato com a Secretária de Saúde de Sobral em busca de mais informações sobre a pandemia na região, mas não obteve retorno.

>> Sobral ganhará mais 20 leitos de UTI e 6 mil testes rápidos de coronavírus nesta semana

“Estamos monitorando diariamente a evolução da pandemia no interior do Estado”, frisou Camilo. Ele pontuou ainda que estará se reunindo com os prefeitos dos municípios mais afetados pela Covid-19 e que o Estado prestará todo auxílio necessário no enfrentamento à doença. “Continuamos trabalhando arduamente na abertura de novos leitos e distribuição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs)”, completou.

Dentre as ações pontuados por Camilo estão a distribuição de 240 mil testes rápidos para os municípios cearenses e o repasse de cerca de 5 milhões de máscaras de tecido para famílias cearenses de baixa renda. Para a macrorregião do Cariri, o governador destacou ainda que pretende até o fim da próxima semana anunciar a implementação de pelo menos 50 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Sendo 20 no Hospital Regional do Cariri (HGC) e outros 30 distribuídos em hospitais particulares e unidades de saúde filantrópicas.

De acordo com dados do IntegraSUS, o Cariri acumula até esta quarta-feira, 24, pelo menos 5.608 casos confirmados da nova doença. O total acumulado, porém, depende das atualizações informadas pelas secretaria municipais de cada macrorregião. A cidade mais afetada pela doença na área, Juazeiro do Norte, registrou 1.912 casos de Covid-19 até hoje, 24, com uma diferença de 622 casos do pontuado pelo IntegraSUS. Os casos que ainda não entraram na plataforma elevariam o total da região para 6.230, que pode ainda ser elevado levando em consideração que 3.129 casos seguem em investigação.

Como forma de alinhar as medidas de enfrentamento à pandemia, Camilo deverá se reunir virtualmente com Arnon Bezerra, prefeito de Juazeiro e com representantes das secretarias estaduais e municipais. O governador reforçou a importância da colaboração de todos no combate ao vírus e frisou ainda que o uso de máscaras continua obrigatório em todo o Estado.

O gestor estadual destacou também que, com exceção de Fortaleza e macrorregião, demais áreas do Ceará seguem em fase de transição para uma possível reabertura que irá depender do cumprimento das medidas de isolamento social e da desaceleração da pandemia. Cidades com situação mais crítica, como Juazeiro do Norte e Sobral, estão ainda em isolamento social rígido. Camilo destacou que os novos decretos, a nível estadual e municipal, devem ser sancionados na próxima semana, com base nas análises mais recentes da pandemia em cada sub-região do Ceará.

Acesse a cobertura completa do Coronavírus >

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

CORONAVIRUS INTERIOR CEARÁ LEITOS CORONAVIRUS INTERIOR CEARÁ JUAZEIRO NORTE CORONAVIRUS CEARÁ SOBRAL CASOS CORONAVIRUS CEARÁ PANDEMIA CORONAVIRUS SOBRAL DESACELERA REDUÇÃO CORONAVIRUS SOBRAL JUAZEIRO NORTE AUMENTO CORONAVIRUS coronavirus

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar