Entenda o decreto que estabelece lockdown em Juazeiro do Norte e prorroga isolamento rígido em Sobral
Até o próximo dia 28, fica suspensa qualquer atividade com risco de disseminação da Covid-19 e proibida circulação em espaços públicos. Uso da máscara é obrigatórioEntra em vigor a partir desta segunda-feira, 22, o isolamento social rígido (também conhecido por lockdown) em Juazeiro do Norte, além de ser prorrogado por mais uma semana em Sobral. O anúncio foi feito pelo governador Camilo Santana em transmissão vivo no sábado, 20, com decreto publicado no Diário Oficial do Estado no fim da noite. Enquanto isso, Fortaleza entra na fase 2 da retomada da economia e outras cidades cearenses entram na fase de transição.
A regionalização do isolamento social no Estado do Ceará prorrogado restringe a liberação de atividades nos municípios de Juazeiro do Norte e Sobral. Dessa forma, nas Regiões Metropolitanas do Cariri e Sobral ficam suspensas operação de serviço metroviário. Isso não impede que os prefeitos, por ato normativo próprio, instalem barreiras sanitárias e outras medidas de maior rigor para enfrentamento da Covid-19 em outros lugares.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
LEIA TAMBÉM | Profissionais da Saúde fazem protesto na Praia de Iracema neste domingo, 21
Até o próximo dia 28, fica suspensa qualquer atividade com risco de disseminação da Covid-19, com manutenção da permanência domiciliar e proteção especial a pessoas do grupo de risco. Fica proibida a circulação de pessoas em espaços públicos, incluindo praias, parques, praças e calçadões. Só é permitido deslocamento para atividades essenciais.
Fica estabelecido o controle do uso das áreas e equipamentos de lazer de condomínios, além da proibição de entrada em hospitais de pessoas que não sejam pacientes ou acompanhantes. O decreto determina também que continua obrigatório uso de máscara por todos que precisarem sair de suas residências. O uso da máscara se faz essencial ao usar transporte público, individual ou coletivo, e também no interior de estabelecimentos que estão abertos ao público.
+ Estátua de Padre Cícero recebe máscara em ação de conscientização
Camilo Santana declarou que Sobral e Juazeiro do Norte continuam enfrentando o avanço das contaminações e por isso as medidas de isolamento rígido precisam ser estabelecidas ou intensificadas.
Para se ter uma ideia, Sobral é a segunda cidade do Estado com mais casos confirmados de Covid-19, ficando atrás apenas de Fortaleza. São 5.102 diagnósticos positivos e 192 mortes. Outros 2.293 casos suspeitos seguem em investigação. Já em Juazeiro do Norte, são 1.190 confirmações e 58 mortes, enquanto 486 casos suspeitos ainda estão sendo investigados.
Os dados foram divulgados pela Secretaria da Saúde (Sesa), por meio da plataforma IntegraSUS, às 9h44min deste domingo, 21. Ao todo, o Ceará tem 92.757 casos confirmados e 5.516 mortes pela doença. Outros 58.298 casos suspeitos seguem em investigação.