Veja quais setores voltam a funcionar na 1ª fase de retomada nesta segunda, 8, em Fortaleza
A primeira fase contempla 18 setores da indústria, serviços e comércio já liberados de forma parcial na fase anterior, mas agora com funcionamento de 40% do total - com exceção a shoppings, que deverão operar com 30% da capacidade
10:02 | Jun. 07, 2020
Após uma semana em fase de transição, começa nesta segunda-feira, 8, a 1ª fase do Plano Responsável de Abertura das Atividades Econômicas e Comportamentais na Capital, anunciado pelo governador do Estado, Camilo Santana (PT) e pelo prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT). Apesar do avanço, o decreto de isolamento social segue em vigor por mais sete dias em todo o Estado a partir desta segunda.
LEIA MAIS | No Ceará, cada caso da Covid-19 é transmitido em média para menos de uma pessoa, aponta estudo
A primeira fase contempla 18 setores da indústria, serviços e comércio já liberados de forma parcial na fase anterior, mas agora com funcionamento de 40% do total - com exceção a shoppings, que deverão operar com 30% da capacidade. Já setores da área da saúde podem funcionar em sua capacidade total. Apesar da retomada, ainda estão proibidas as aglomerações e o uso de máscara segue sendo obrigatório.
Leia também | Governo do Ceará tira dúvidas sobre plano de retomada econômica em live
A fase inclui a retomada de salões de beleza, livrarias, obras com até 100 operários e o comércio em geral. A previsão é de que, a partir desta segunda-feira, no total, mais de 152 mil pessoas estejam de volta ao serviço.
As cadeias que participam dessa fase são: indústrias químicas e correlatos; artigos de couros e calçados; indústria metalmecânica e afins; saneamento e reciclagem; indústria e serviços de apoio; energia; têxteis e roupas; comunicação, publicidade e editoração; artigos do lar; agropecuária; móveis e madeira; tecnologia da informação; logística e transporte; automotiva; esporte, cultura e lazer; comércio e serviço de higiene e limpeza; e comércio de outros produtos.
Seguem proibidas atividades religiosas, restaurantes com atendimento presencial, turismo e eventos, além de programações como cinemas, clubes e teatros.
Divido em quatro fases - além da de transição -, o Plano Responsável de Abertura das Atividades Econômicas e Comportamentais segue até o dia 20 de julho, sendo ainda necessário acompanhar o desenvolvimento do setor da saúde, o que inclui ocupação dos leitos de UTIs, internações e óbitos pela doença.
Apesar do avanço, cidades da Região Norte do Estado, Sobral, Acaraú, Camocim e Itarema, tiveram renovação do lockdown, além de medidas mais restritivas pela região.