Alternativas à reposição do calendário universitário são discutidas na UFC

A instituição garante que há ciência de que não é possível substituir literalmente todas as aulas presenciais pelo ensino à distância

10:58 | Jun. 01, 2020

Por: Redação O POVO
Reitoria da Universidade Federal do Ceará (foto: Iana Soares/O POVO.doc)

Visando a retomada das atividades e a conclusão do semestre letivo 2020.1 paralisado em alguns cursos devido à pandemia, a Universidade Federal do Ceará (UFC) vem elaborando a construção da Proposta Pedagógica de Emergência (PPE). O documento traz alternativas para a reposição das aulas afetadas pela Covid-19 e deve trazer a adaptação do calendário aos conteúdos trabalhados na instituição

Na última semana, a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) enviou o documento para análise de diretores e vice-diretores das unidades acadêmicas e de coordenadores que estão representados no Grupo de Trabalho (GT) responsável pela PPE.

Segundo a pró-reitora de Graduação, Ana Paula de Medeiros, há ciência de que não é possível substituir literalmente todas as aulas presenciais pelo ensino a distância. "Nossa proposta é a de adequação e adaptação dos conteúdos para um formato em que seja possível a continuidade de um ambiente de aprendizagem".

Segundo a instituição, já existem algumas disposições articuladas, como o suporte pedagógico para estudantes e pacotes de inclusão de digital para alunos em vulnerabilidade econômica. Tempo para organização das turmas que retomarão as atividades e a formação pedagógica e tecnológica para professores também estão entre as metas da PPE.

A PPE considera os três principais cenários que existem atualmente na UFC em relação às aulas remotas: turmas que estão tendo aulas regularmente, turmas que começaram e depois foram interrompidas e turmas que não se iniciaram desde a suspensão das atividades presenciais. O retorno às aulas presenciais só deverá ocorrer quando permitido pelas autoridades sanitárias e obedecerá a um protocolo a ser elaborado em breve.

O POVO entrou em contato com a instituição para obter mais detalhes sobre o plano, mas não obteve resposta até a publicação desta matéria.