Poluição do ar em Fortaleza registra queda de até 50% durante isolamento, aponta pesquisa

Os dados foram coletados pela prefeitura, em parceria com a Universidade Federal do Ceará, antes e durante a restrição da circulação

A qualidade do ar em Fortaleza melhorou significativamente após a adoção das medidas de isolamento social decorrentes da pandemia do novo coronavírus. A afirmação foi constatada em pesquisa da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC), com dados coletados entre os dias 1º de fevereiro e 21 de março (antes do isolamento) e 22 de março e 22 de abril (durante o isolamento).

Dentre seis poluentes estudados, quatro tiveram redução significativa. A maior queda, de 50,6%, foi registrada com as Partículas Inaláveis (PM2), poluentes emitidos a partir de veículos, processos industriais e queimadas em geral. Essas substâncias podem causar aumento de insuficiências respiratórias pela deposição nos pulmões, de acordo com Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Para Rivelino Cavalcante, professor do Instituto de Ciências do Mar (Labomar) da UFC e integrante da pesquisa, a análise e divulgação desses dados será muito importante para a adoção de políticas públicas mais a frente. Ele apontou que por se tratar de uma área litorânea e com muito vento, há uma superstição de que Fortaleza tem uma qualidade boa do ar, mas os dados evidenciam o contrário.

O dados para a pesquisa foram coletados pela Seuma a partir da Estação de Monitoramento da Qualidade do Ar (EMQAr), instalada no bairro Cajazeiras, na Capital. Os parâmetros foram avaliados em região próxima a corredores de grande fluxo veicular na cidade, como BR-116, Paulino Rocha e Oliveira Paiva, por exemplo.

O menor fluxo de veículos automotores foi um dos principais responsáveis pela redução da poluição do ar. Óxidos de Nitrogênio (NOx) e Monóxido de Carbono (CO), emitidos predominantemente por veículos em grandes centros urbanos, foram os gases que registraram a maior diminuição após as restrições de circulação: 42,8% e 35,1% respectivamente.

Artur Bruno, titular da Secretária de Meio Ambiente do Ceará (Sema), concorda que a redução da poluição e a melhora de outros indicadores ambientais durante a pandemia será um alerta para que a sociedade, incluindo o setor público, repense suas ações em relação à exploração do meio ambiente. "É preciso um crescimento econômico, mas com a preocupação em garantir um ritmo para que os recursos naturais possam se restabelecer", defendeu.

O secretário disse que uma das medidas que a pasta estadual está empenhada em realizar é a ampliação do número de Unidades de Conservação (UCs) no Estado. O número, de acordo com ele, deve saltar de 25 para 30 até o fim da gestão atual, em 2022. Ele argumentou ainda que a sociedade deve radicalizar a preservação do recursos, adotando soluções ecológicas, como a energia eólica, solar e por meio de biocombustíveis.

O governo estadual detém um equipamento automático para medição da qualidade do ar na região do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), mas ele não está funcionando durante o período de isolamento por falta de manutenção. Em nota enviada pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), o processo de licitação para a contratação de empresa de manutenção do equipamento foi suspenso em decorrência do isolamento social e será retomado posteriormente.

A Semace defendeu que segue monitorando a qualidade do ar por um modelo alternativo, baseado nas informações de automonitoramento fornecidas pelas 20 empresas da região, sendo seis de grande e 14 de médio portes. As informações enviadas pelo setor privado para a autarquia estadual é uma exigência à renovação das licenças ambientais.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

coronavirus coronavirus Brasil casos coronavirus no Ceara casos coronavirus sintomas coronavirus idosos coronavirus tratamento coronavirus no Ceara covid-19 covid-19 no Ceara meio ambiente poluição do ar qualidade do ar

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar