Média de 50 pessoas morreram de coronavírus por dia na última semana em Fortaleza

Ao todo, 116 territórios da Capital tiveram mortes pela Covid-19. São 1.022 óbitos em Fortaleza

20:50 | Mai. 13, 2020

Por: Matheus Facundo
FORTALEZA - CE, BRASIL, 05-05-2020: Kátia da Silva (senhora de vestido estampado) e familiares esperam a saída do vigilante Francisco Sidney, que não coube no caixão enviado pela funerária. Familiares tentam contornar o problema para poder sepultar o parente na mesma tarde. Hospital Leonardo da Vinci. Especial COVID. (Foto: Júlio Caesar/O Povo) (foto: JÚLIO CAESAR)

Último boletim epidemiológico da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), divulgado na noite desta quarta-feira, 13, aponta que Fortaleza teve média de quase 50 óbitos decorrentes do coronavírus por dia, na última semana. Dado compreende a Semana Epidemiológica (SE) 19, entre os dias 3 e 9 de maio.

De acordo com o informe, foi consolidada a tendência da dispersão de óbitos, em "propagação rápida" para as regionais V e VI, em bairros periféricos. Ao todo, 116 territórios da Capital tiveram mortes pela Covid-19. A maioria dos óbitos ocorreu entre moradores de bairros com baixo e muito baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Fortaleza concentra 1.022 mortes das 1.389 por Covid-19 em todo o Ceará. O Estado ultrapassou o Rio de Janeiro e se tornou o segundo do Brasil em casos confirmados da doença. São 19.156 casos até às 17h57min desta quarta-feira, 13, última atualização da plataforma IntegraSUS.

Grande Pirambu, Barra do Ceará, Vila Velha, Vicente Pinzon, Cais do Porto, São João do Tauape e Aerolândia são regiões de alta concentração de óbitos. Entre as regionais mais afetadas, Granja Lisboa, Granja Portugal, Bom Jardim, José Walter, Planalto Airton Senna e Mondubim são os que concentram mais fatalidades.