Camilo: isolamento social subiu a 54% no Ceará e 60% em Fortaleza após decreto mais rígido
As estimativas foram divulgadas pelo governador do Estado em pronunciamento pelas redes sociais nesta segunda-feira, 11O atual percentual de isolamento social da população do Ceará gira está em torno de 54%, segundo o governador do Estado, Camilo Santana (PT). O percentual foi divulgado pelo chefe do Executivo estadual em pronunciamento pelas redes sociais nesta segunda-feira, 11 e diz respeito a situação registrada no último domingo, 10. Ele destacou ainda que em Fortaleza, epicentro da epidemia de coronavírus no Estado, a cifra média registrada ontem chegou a 60%.
Os níveis são medidos por uma série de indicadores de diferentes órgãos e instituições e servem como pontos norteadores das ações a serem tomadas pelas gestões estaduais e municipais visando “preservar vidas”, comentou o governador. Ele destacou os indicativos frutos do monitoramento via câmeras de trânsito e de monitoramento policial de Fortaleza e a medição do fluxo de veículos feito pelo Departamento de Trânsito do Ceará (Detran).
É + que streaming. É arte, cultura e história.
No domingo, 10, os bairros Vila Pery, Bom Jardim, Paupina, Carlito Pamplona, Parque Dois Irmãos, Mucuripe registraram os menores índices de isolamento da Capital, sequer atingindo 50% de acordo com levantamento da Prefeitura de Fortaleza.
Segundo Camilo, desde o início das medidas mais rígidas de distanciamento na Capital, na última sexta-feira, 8, as taxas de isolamento no Estado têm apresentado aumento gradual, mas os níveis ainda estão abaixo da média desejável pelo Estado de 70% e com uma diferença muito grande a depender da região da Cidade. A cifra é recomendada por órgãos internacionais, como a Organização Mundial da Saúde (OMS), para evitar o crescimento do ritmo de infecção da população por Covid-19.
Redução de fluxo de veículos
Camilo mencionou ainda a redução no fluxo de veículos em três das principais vias do Ceará. De acordo com o Detran, no domingo, 10, as avenidas Washington Soares, Carlos Jereissati e José Américo apresentaram uma redução no fluxo médio de veículos registrado de 77%, 71% e 70%, respectivamente. Todas as vias apresentaram um aumento de mais de 10% na redução do fluxo com relação aos dados do primeiro dia das medidas mais rígidas de isolamento.
O governante defendeu o isolamento como a única forma eficaz de se combater a pandemia de coronavírus e refez apelo pela colaboração da sociedade. “A importância desse isolamento é justamente garantir que o sistema público de saúde possa atender a quem precisa”, destacou.
>> Coronavírus no Ceará: Camilo anuncia inauguração de 11 UTIs e 37 leitos de enfermaria
Até as 18 horas de hoje, 11 de maio, o Ceará acumulava 17.599 casos confirmados de Covid-19 e 1.189 mortes em decorrência da nova doença. Sendo 907 casos e 75 mortes a mais que o registrado no domingo. A taxa de letalidade no Estado atingiu 6,8%. No Ceará, 8.655 pessoas se curaram após serem infectadas pelo coronavírus e 31.112 casos ainda estão em investigação.