200 respiradores devem chegar ao Ceará até o final da semana que vem, afirma secretário de Saúde
A aquisição tem sido feita em parceria com a Prefeitura de Fortaleza
13:50 | Mai. 07, 2020
Duzentos novos respiradores são esperados no Ceará até o fim da semana que vem, como afirmou o secretário da Saúde do Ceará, Dr. Cabeto, em coletiva realizada na manhã desta quinta-feira, 7. Segundo ele, 100 aparelhos já estão no aeroporto de Pequim esperando liberação para que haja o traslado. Até o começo de junho, são previstos mais 300. Entretanto, segundo ele, o sistema de leitos está saturado e trabalha com o remanejo e conserto de aparelhos.
"É importante a sociedade tomar consciência de que isso está sempre no limite e os meios de obter não são fáceis", ressaltou o secretário.O Estado tem tentado parceiras com o Consocio Nordeste, compras com fornecedores locais ou empresas estrangeiras. " Respirador tem sim, mas só para daqui a dois meses, não é pelo custo, porque são vidas", justifica ele, com a preocupação que o número não seja suficiente, de acordo com o agravamento ou não da disseminação da doença.
A aquisição tem sido feita em parceria com a Prefeitura de Fortaleza. A secretária adjunta da pasta da saúde municipal, Ana Estela Fernandes, acrescentou que em Fortaleza a expansão de leitos tem sido dificultada justamente pela falta do mecanismo. "Queríamos muito que existisse estoque de respiradores", afirmou ela.