Psicólogos da rede pública estadual recebem capacitação para atendimento especializado durante pandemia
O treinamento é feito virtualmente e teve início nesta terça-feira, 5 de maioPsicólogos da rede pública estadual serão capacitados para atendimento especializado durante a pandemia do novo coronavírus. O treinamento é feito virtualmente, por etapas, e teve início nesta terça-feira, 5 de maio. A primeira parte da ação tem três horas de duração, com videoaulas e materiais didáticos disponibilizados pelos cerca de 400 psicólogos inscritos neste primeiro momento de capacitação.
Protocolos internacionais de atendimento em caso de situações de desastre serão adequados à realidade do Ceará e discutidos durante o curso. O treinamento deve contemplar, além de psicólogos que atuam na rede pública ambulatorial e hospitalar, psicólogos voluntários do Plantão Coronavírus, canal de comunicação do Governo do Ceará.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
O objetivo central do curso é disseminar diretrizes de ações de primeiros socorros psicológicos devido à situação de emergência caracterizada pela pandemia e pelo isolamento social. A ação também busca repassar orientações para que estes profissionais trabalhem com segurança e exerçam um melhor atendimento à população e maior suporte aos agentes de saúde da linha de frente de combate ao coronavírus no Estado.
A doutora em psicoterapia de crises e situações extremas, Ticiana Paiva, e a psicóloga Renata Giaxa, que atua no Hospital Leonardo Da Vinci, unidade de tratamento de pacientes com Covid-19 no Ceará, irão gerenciar as capacitações. A meta do projeto é estender as orientações às equipes multiprofissionais dos hospitais públicos do Estado nas próximas turmas, abrangendo outros profissionais de saúde.
A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Coordenadoria de Políticas de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas do Ceará com o Hospital Leonardo Da Vinci, a Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) e a Universidade de Fortaleza (Unifor).