É momento dos agentes de saúde assumirem papel importante na comunidade, diz médico que implantou sistema no Ceará
"Se deixarmos a pandemia continuar no mesmo ritmo, haverá muito mais sofrimento", escreveu o médico Carlile Lavor, responsável pela implantação dos agentes de saúde no EstadoO médico Carlile Lavor, coordenador da Fundação Oswaldo Cruz (Friocruz) no Ceará, escreveu uma carta aberta aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) pedindo que os profissionais assumam "papel importante" no combate à Covid-19 dentro das comunidades. Ex-secretário da Saúde do Estado, Lavor foi fundamental na implantação do Sistema Único de Saúde (SUS) e dos ACS no Ceará.
"O Covid-19 se espalhou pelo Ceará, levando sofrimento e a morte às famílias. A doença começou pelas pessoas que viajaram e a trouxeram. Agora ela se dissemina dentro das comunidades. Se deixarmos a pandemia continuar no mesmo ritmo, haverá muito mais sofrimento", escreveu.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
"É o momento do ACS assumir um papel muito importante dentro da sua comunidade. Assim como vocês preveniram a morte de milhares de crianças, vocês podem agora prevenir a morte dos idosos, explicando como a doença se espalha e como fazer a prevenção", continua o médico. "A maioria dos jovens sadios não sente nada com o vírus, mas vai transmiti-lo e provocar uma doença grave".
Ele segue destacando que muitas pessoas nas áreas de atuação dos agentes de saúde não sabem que estão com o vírus e acabam sendo vetores da doença. "Do mesmo modo que vocês explicam pacientemente às mães a importância das vacinas para as crianças, é necessário que, agora, vocês ensinem com rapidez, a todos os jovens, adultos, idosos e crianças, a todas as pessoas da sua comunidade, os cuidados para evitar um caso grave da Covid-19 na sua microárea", conclui o texto.
Atuação na Saúde
O coordenador da Fiocruz Ceará é ex-professor da Universidade de Brasília e foi duas vezes secretário de Saúde do Estado. Na primeira vez, entre 1987 e 1988, implantou, de forma ainda experimental, os profissionais que foram precursores dos Agentes Comunitários de Saúde da equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF), de atuação em todo território nacional. Ele reassumiu o posto de secretário no Estado por cinco meses em 2015, primeiro ano de Camilo Santana como governador.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente