32% dos estudantes cearenses do ensino superior privado perderam o emprego na pandemia

Mudança forçada para o sistema de ensino a distância também desagrada aos estudantes, revela a pesquisa do Quero Bolsa

Pesquisa realizada pela plataforma Quero Bolsa aponta que, no Ceará, 32% dos estudantes do ensino superior perderam o emprego durante a pandemia da Covid-19. Conforme o levantamento, 47% mantiveram a ocupação e 21% não tinham emprego. A pesquisa foi realizada entre os dias 6 e 7 de abril, com 4.491 participantes, em 406 instituições de ensino privada. No Ceará, foram 147 respondentes.

Entre os entrevistados pela plataforma, 34,7% responderam que têm baixa chance de manter a mensalidade em dia, enquanto 29,2% disseram que essa possibilidade é alta. A chance de evasão é considerada alta para 29,2%, enquanto 33,3% disseram que essa possibilidade é pequena.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Outro dado destacado pela pesquisa revela que os estudantes consideram receber informações corretas das instituições de ensino superior, durante esse período de calamidade pública. Para 82,2% dos entrevistados, as instituições estão atualizando os estudantes. Já 17,8% declararam o contrário.

MUDANÇA FORÇADA PARA O ENSINO A DISTÂNCIA (EAD) DESAGRADA

Nos últimos cinco anos, segundo dados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), 50,4% dos estudantes não têm a estrutura mínima para a realização do EaD (internet em casa e pelo menos um celular ou computador). Entretanto, por conta da pandemia e do isolamento social, muitas instituições de ensino presenciais migraram forçadamente para o EaD para poder continuar o semestre letivo.

Essa mudança forçada tem desagradado aos estudantes, conforme sugere a pesquisa. 54,2% dos entrevistados declararam baixa satisfação em relação a adaptação dessa modalidade de ensino. A mudança foi considerada positiva para apenas 14,6%, que indicaram alta satisfação. Em contrapartida, 73,5% dos entrevistados responderam que têm a percepção de que o EaD tem menor qualidade em relação ao ensino presencial.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

pesquisa quero bolsa estudantes em quarentena estudantes decreto isolamento social estudantes pandemia coronavírus coronavirus coronavirus Brasil casos coronavirus no Ceara casos coronavirus sintomas coronavirus idosos coronavirus tratamento coronavirus no Ceara covid-19 covid-19 no Ceara

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar