Ministério da Saúde cria canal de suporte psicológico para profissionais de saúde
Central de atendimentos funcionará de maio a setembro de 2020. Ao todo, foram investidos R$ 2,3 milhões no projeto
08:22 | Abr. 22, 2020
Os profissionais que estão na linha de frente de combate ao novo coronavírus terão, a partir de maio, um serviço de atendimento psicológico que será fornecido pelo Ministério da Saúde. Até setembro, a Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde (Saps/MS) oferecerá teleconsulta por meio do projeto “TelePsico COVID-19”. As informações são do O Globo.
O projeto será realizado em parceria com o Hospital das Clínicas de Porto Alegre e contará com uma central de teleconsulta formada por cerca de 30 profissionais da Psicologia e Psiquiatria selecionados por edital. Ao todo, o Ministério da Saúde investirá R$ 2,3 milhões no projeto.
"Esperamos que os profissionais obtenham alívio para o seu sofrimento utilizando o que já se sabe de intervenções que funcionam e que têm base científica. O projeto testará também que tipo de técnica pode ser mais adequada para essas situações de crise", explica ao jornal o coordenador do projeto, Giovanni Abrahão Salum. Ele é médico, doutor em psiquiatria e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Ainda segundo Salum, especialistas de universidades brasileiras já estão desenvolvendo manuais para que o modelo de atendimento terapêutico desenhado no projeto possa ser aplicado por outros profissionais do país.
A elaboração do projeto contou com um dos maiores especialistas mundiais na área de psicoterapia, Dr. Pim Cuijpers, que atua na Holanda.
O secretário de Atenção Primária do Ministério da Saúde, Erno Harzheim, afirmou ao O Globo que a pasta está lançando um dos maiores canais de teleconsulta para Covid-19 do mundo com o TeleSUS. "Agora, esta nova parceria oferecerá teleconsulta de psicologia e psiquiatria aos que estão na linha de frente, garantindo a saúde da população brasileira durante a epidemia", acrescentou Erno.
Como funciona
O serviço foi pensado devido a necessidade de apoio aos profissionais da saúde que, pelo trabalho intenso na pandemia, com riscos de contaminação elevados e enfrentando condições adversas, podem ter sintomas como ansiedade, depressão, irritabilidade, transtorno de estresse agudo e burnout, entre outros.
Profissionais que precisem de atendimento devem procurar um canal telefônico que será divulgado nos próximos dias. No primeiro contato, a pessoa escolherá um horário para o atendimento com o terapeuta.
Será enviado, então, um link via WhatsApp para o profissional de saúde responder uma escala de avaliação e assinar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Com o resultado da avaliação, o terapeuta selecionará a melhor abordagem e tratamento para o profissional de saúde naquele momento.
Depois disso, os profissionais serão atendidos por videochamada, utilizando estratégias de intervenção em situação de crise, por meio de psicoeducação, psicoterapia cognitivo-comportamental e psicoterapias interpessoais. Após a avaliação de potencial de risco, se for necessário, os profissionais serão encaminhados para atendimento presencial e intervenção farmacológica.