"O que de mais bonito tem surgido em Fortaleza é uma rede de solidariedade", diz prefeito Roberto Cláudio

O dia em que Fortaleza completa 294 é também data para reforçar a necessidade de cumprir as orientações de isolamento social na Cidade

11:17 | Abr. 13, 2020

Por: Gabrielle Zaranza
A ação ocorreu nesta quinta-feira, dia 9 de abril (foto: Sandro Valentim )

Fortaleza completa 294 anos nesta segunda-feira, 13 de abril, em meio à pandemia do novo coronavírus. Para o prefeito Roberto Cláudio, o que se pode tirar de positivo do momento é a solidariedade dos cidadãos fortalezenses. “Esse problema não é de uma pessoa específica, é da comunidade. O que de mais bonito tem surgido em Fortaleza é uma rede de solidariedade, cidadania, respeito e cuidado com o outro”, aponta o político em entrevista à rádio O POVO/CBN, nesta manhã.


Leia Mais: "O maior problema são as aglomerações em calçadas", afirma Roberto Cláudio 

“A mensagem que eu gostaria de compartilhar nesse dia é que a gente possa cumprir as orientações de distanciamento social. Nada nesse momento é mais solidário e cidadão do que isso, mesmo com prejuízos pessoais e questões socioeconômicas”, enfatiza o prefeito. De acordo com o Roberto Cláudio, Fortaleza se prepara ainda para o começo do pico de casos de Covid-19. “A circulação viral já está em toda a Cidade, e temos que ter a consciência de que está só começando, infelizmente”, aponta.

Desta forma, a maior medida de combate à disseminação do vírus continua sendo o isolamento social. “É importante ter consciência para evitar aglomerações”, aconselha. O decreto de isolamento de estende até o dia 20 de abril.


Leia Mais: Roberto Cláudio: hospital de campanha do PV vai custar R$ 4 milhões e deve ser entregue dentro 


De acordo com Roberto Cláudio, o investimento adicional em Saúde para tratar o Covid-19 em Fortaleza nos próximos seis meses será de cerca de R$ 190 milhões. Dentre as ações para conter o vírus na Cidade, ele  afirma que o hospital no Presidente Vargas vai ser entregue no prazo, dia 20 de abril. “Montar um hospital com isolamento não é simples, é caro e demorado”, esclarece.

Foram examinamos outros lugares para a instalação do hospital, explica o prefeito, como o Centro de Eventos, mas nenhum deles tinha a condição física de montar o serviço com a rapidez em que está sendo implantado no PV. Até o dia 20 de abril, devem ser entregues 294 novos leitos em Fortaleza.


Mesmo com problemas pontuais de aglomeração, o prefeito acredita que boa parte da população está cumprindo as orientações de isolamento. “Num momento como esse, em que estamos lidando com vidas, a gente tem que acreditar na solidariedade humana. É um assunto grave e não pode ser diminuído. Que esse aniversário fique marcado na nossa história como de solidariedade e respeito às vidas humanas”, reforça.