Saiba como fazer e cuidar de sua própria máscara de proteção
Após mudanças, recomendação da OMS é de utilizar a máscara sempre quando sair de casa; saiba como confeccionar a sua
12:32 | Abr. 07, 2020
Após diversas alterações sobre o uso correto da máscara, o Ministério da Saúde atendeu as recomendações da Organização Mundial da Saúde e recomendou o uso de máscaras caseiras para todas as pessoas que precisarem sair de casa diante do período de disseminação do novo coronavírus.
O uso da máscara é uma medida adicional aos cuidados com higienização de mãos e ao distanciamento social, tão recomendados por especialistas. Para realmente proteger, o material da máscara de proteção deve obedecer alguns aspectos:
- Devem ser confeccionadas com tecidos específicos (algodão, tricoline e TNT);
- Precisam ter duas camadas do tecido utilizado;
- Devem ter elásticos ou tiras para amarrar acima das orelhas e abaixo da nuca;
- Ser bem ajustada no rosto, com bocas e nariz cobertos;
Apesar da facilidade de produção, o uso inadequado do equipamento preocupa especialistas. Antes de colocar o equipamento, é necessário higienizar corretamente as mãos, além de não tirá-las do rosto quando precisar falar e muito menos usá-las no pescoço. As máscaras são individuais e devem ser utilizadas por até duas horas. Se precisar sair, a recomendação é levar outra em depósito próprio e totalmente higienizado com álcool 70%. Ao chegar em casa, é necessário lavá-la em água sanitária e deixar de molho por 10 minutos.
A máscara funciona como uma alternativa aos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) utilizados por especialistas à frente do combate em hospitais. Máscaras cirúrgicas e do tipo N95 podem faltar em lojas e farmácias, e precisam ser reservadas para esses médicos e enfermeiros que estão em contato diário com pacientes com Covid-19.
As máscaras de pano ajudam na proteção contra o #coronavírus e podem ser feitas em casa. Confira as orientações e dicas do @minsaude para você ficar protegido com a sua máscara de pano. Evite sair de casa. Se for sair, #VaiDeMáscara#MinhaMáscara pic.twitter.com/NmZTsSuPVj
— Ministério da Saúde (@minsaude) April 5, 2020Diversos canais no YouTube auxiliam na produção do material, que varia entre improvisações com tecidos e elásticos de cabelo a costuras bem definidas.
Confira outros cuidados
Cuide de rotina de exercícios físicos durante a quarentena
Saiba como limpar corretamente a casa diante do coronavírus
Saiba como cuidar de alimentos e roupas para prevenir contaminação pelo coronavírus