Camilo assina decreto de calamidade pública no Ceará; mensagem segue para Assembleia amanhã

O decreto de calamidade pública permite ao Estado contrair gastos não previstos para enfrentar a pandemia

O governador Camilo Santana assinou na noite desta quarta-feira, 1º, mensagem que decreta Estado de Calamidade Pública no Ceará por causa da pandemia do novo coronavírus, a Covid-19.

O texto será enviado para a Assembleia Legislativa na manhã desta quinta-feira, 2.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

O decreto de calamidade pública permite ao Estado contrair gastos não previstos para enfrentar a pandemia. O governador já havia decretado estado de emergência na saúde pública. O estado de calamidade pública é mais drástico e aprofunda os instrumentos.

A possibilidade havia sido sinalizada pelo governador na manhã desta quarta-feira.

Em Fortaleza, o decreto de calamidade pública do prefeito Roberto Cláudio (PDT) foi aprovado pela Câmara Municipal e já estar em vigor.

Em âmbito nacional, o Congresso reconheceu estado de calamidade pública.

O que é o Estado de Calamidade Pública e o que representa?

O decreto significa que o poder público estadual está com a capacidade de ação comprometida, neste caso por conta da epidemia de coronavírus no Estado. Após análise e reconhecimento do Governo Federal, algumas medidas de apoio serão tomadas, entre elas a liberação de recursos. As informações são do Bacharel em Relações Internacionais e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Bruno André Blume.

Ao Governo Estadual, também cabe o parcelamento de dívidas, o atraso na execução de gastos e a liberação de realização de licitações em obras e serviços durante o período de calamidade. Nestes casos, a população também pode sacar uma parte do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Em relação aos valores que serão liberados pelo Governo Federal, estes serão apontados após análise e podem variar.

Emergência em saúde e estado de calamidade. Veja a diferença

Acesse a cobertura completa do Coronavírus >

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

estado calamidade publica ceara calamidade publica ceara coronavirus camilo santana governador ceara coronavirus no ceara casos confirmados coronavirus ceara coronavirus ceara hoje mortes coronavirus ceara coronavirus Ceara casos covid-19 no Ceara coronavirus

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar