Coronavírus: pelo menos seis colégios particulares de Fortaleza já anunciaram antecipação de férias escolares para abril
Dois optaram por não aderir. Escolas anunciaram decisão ainda nessa segunda-feira, 30, aos pais e responsáveis pelos alunos, no mesmo dia de recomendação de sindicato
00:07 | Mar. 31, 2020
Seguindo recomendação enviada pelo Sindicato de Educação da Livre Iniciativa do Estado do Ceará (Sinepe-CE) nesta segunda-feira, 30, pelo menos seis escolas de ensino particular de Fortaleza já anunciaram a antecipação das férias escolares para abril. A medida é baseada no decreto estadual de isolamento social e em vertentes da Organização Mundial da Saúde (OMS) contra o avanço do novo coronavírus no Estado. Outras duas, Colégio Christus e 7 de Setembro, optaram por não aderir ao recomendado e seguirão com as atividades online.
Em comunicado oficial aos pais e responsáveis, o Colégio Santa Cecília informou que a antecipação do período de folga ocorrerá entre os dias 1º e 30 de abril, “de acordo com a orientação da Organização Mundial da Saúde, do Ministério da Saúde e do Governo do Estado do Ceará acerca do grave cenário de saúde pública que atravessamos com o crescimento no número de casos do Coronavírus no Ceará e no Brasil”. O calendário escolar e as atividades programadas para o semestre serão reorganizadas e divulgadas posteriormente.
As férias no Colégio Santo Inácio ocorrerão da mesma maneira, segundo informou o colégio por meio de nota. A decisão é respaldada também pela Associação das Escolas Católicas e pela Rede Jesuíta de Educação, a administradora da escola. "A medida adotada tem como premissa a preocupação e o zelo com a saúde e bem-estar da nossa comunidade educativa", diz o texto enviado aos responsáveis pelos alunos.
Nos colégio Vega e Lourenço Filho, a diretriz é a mesma: férias entre 1º e 30 de abril. Novos calendários devem ser divulgados nas próximas semanas “à medida que os fatos clarearem os rumos dessa grande crise”, diz nota do Colégio Vega.
Já no Colégio Espaço Aberto, as férias escolares começam a partir do dia 13 de abril e se estendem até o dia 30 do mesmo mês, período recomendado pelo Sinepe. Entre esta terça-feira, 31 de março e o dia 8 de abril, as atividades do colégio permanecem no formato Educação à Distância, utilizando o ambiente online
No Colégio Maria Ester, o esquema será diferenciados das instituições já citadas. Suspensas desde o da 18 de março, assim permanecerão as aulas até o dia 12 de abril, com acompanhamento virtual da escola. A partir dia 13, inicia-se o período de férias coletivas antecipadas, findando no dia 30 de abril e somando 18 dias.
Suspensão continuada
O Colégio Farias Brito decidiu pela suspensão continuada das aulas até o dia 3 de maio. As atividades presenciais já estão suspensas desde o dia 18 de março, como a maioria das escolas. A Organização Educacional Farias Brito informou que garantirá a reposição presencial das aulas perdidas entre os dias 18 de março e 3 de maio, em calendário a ser definido. A escola considera realizar a reposição, se necessário, nos meses de julho e dezembro.
Aulas online
Em comunicado oficial, o Colégio Christus afirmou que continuará com suas aulas durante o mês de abril em ambiente virtual para todos os alunos. Conforme o texto, "antecipar as férias para abril, portanto, é uma decisão que apenas interromperia o período de adaptação pelo qual alunos, professores e pais estão passando". O Christus reitera a adaptação constante às novas situações da pandemia da Covid-19 e "entende que a missão de educar deve continuar durante esse momento único na vida de todos”.
O Colégio 7 de Setembro também optou por não seguir a recomendação dos sindicatos. "Não sabemos ainda a data de retorno das atividades presenciais e seria muito pouco produtivo desmobilizar alunos e professores agora e ter que retornar as atividades a distância no início do mês de maio. A aprendizagem é um processo contínuo e a continuidade do estudo alcança melhores resultados". O colégio continuará com as atividades por meio de plataforma online.
Veja de lista de escolas particulares de Fortaleza que terão férias em abril
Colégio Santa Cecília
Colégio Santo Inácio
Colégio Espaço Aberto
Colégio Maria Ester
Colégio Vega
Colégio Lourenço Filho
Coronavirus no Ceará: número de casos confirmados chega a 382; mortes permanecem em 5
O número de casos confirmados no Ceará do novo coronavírus, a Covid-19, chegou a 382. Não houve registro de novas mortes e a quantidade permanece em cinco até hoje, segunda-feira, 30 de março (30/03). As informações foram confirmadas pelo governador Camilo Santana (PT) e pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). Na tarde desta segunda-feira, 30, o Ministério da Saúde computava 372, dado que foi atualizado.
A maioria dos casos se concentra em Fortaleza: 353. Contudo, em Aquiraz houve uma disparada e, em 24 horas, o número dobrou, de 7 para 14. É o município com maior incidência de casos por habitantes.
O Ceará segue como o Estado do Nordeste com mais infecções. Na comparação com os números da Sesa, são 23 casos a mais confirmados. Até domingo, eram 359 casos confirmados de coronavírus no Ceará e cinco mortes registradas.
A primeira vítima do Estado foi um homem de 72 anos, que morreu por insuficiência respiratória na quinta, 26. Hipertenso e diabético, ele estava internado na UTI do Hospital São José de Doenças Infecciosas (HSJ) há cinco dias. As outras duas pacientes eram mulheres que apresentavam doenças crônicas. Ambas foram atendidas em hospitais particulares.
Veja a distribuição dos casos no Ceará
Fortaleza: 353
Aquiraz: 14
Sobral: 5
Quixadá: 2
Beberibe: 1
Caucaia: 1
Fortim: 1
Itaitinga: 1
Juazeiro do Norte: 1
Maracanaú: 1
Maranguape: 1
Mauriti: 1
Por que se chama coronavírus?
O nome "corona" se deve à coroa de espinhos que o envolve. Esses espinhos estão envolvidos por uma camada de gordura - retirada das próprias células humanas. Ele entra nessa capa de gordura para invadir outras células. Sem esta fina capa de gordura, o coronavírus morre.
Como é a transmissão do coronavírus?
Os coronavírus são transmitidos por ar e por mucosas. O vírus sobrevive bastante tempo em gotículas de espirro e tosse. Para evitar contaminação por meio das gotículas, recomenda-se ficar a pelo menos um metro e meio de pessoas com tosse ou espirrando.
O vírus também está em gotículas aerossóis. Elas são tão minúsculas e finas que ficam suspensas no ar, e contaminam principalmente pessoas que estão em ambientes fechados com ar condicionado.
Veja as recomendações da OMS para prevenir o novo coronavírus:
Lave as mãos frequentemente
Lave as mãos regularmente com álcool em gel ou com água e sabão. O álcool e o sabão matam vírus que podem estar nas mãos.
Mantenha distância social
Mantenha ao menos um a dois metros de distância entre você e pessoas que estejam tossindo ou espirrando. O vírus do Covid-19 é transmitido por gotículas que estão nos corrimentos nasais e saliva. A distância entre pessoas com sintomas de gripe evita que as gotículas cheguem a você.
Evite ficar tocando os olhos, nariz e boca
As mãos tocam todos os tipos de superfície e podem pegar vírus. Uma vez contaminadas, as mãos podem transferir o vírus para os olhos, nariz e boca. De lá, o vírus pode entrar no organismo e adoecer você.
Cubra a boca e o nariz ao tossir ou espirrar
Quando estiver rodeado de pessoas, cubra a boca com a dobra do cotovelo ao espirrar ou tossir. Também é possível usar lenços, que devem ser descartados prontamente depois do uso - dobre-os com a parte usada para dentro, a fim de evitar que o vírus se espalhe.
Se você tiver febre, tosse e dificuldade em respirar, ligue para o posto de saúde
Se você está se sentindo mal, fique em casa. Caso tenha sintomas como febre, tosse e dificuldade em respirar, ligue para o posto de saúde mais próximo. A partir da ligação, os agentes de saúde indicarão o que você deve fazer: se deve ficar em casa, se encaminharão um profissional, ou se você pode ir a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
Quais os sintomas do novo coronavírus?
Os sinais do novo coronavírus se assemelham ao de uma gripe comum:
- Febre
- Tosse seca
- Cansaço
- Dificuldade para respirar em alguns casos
- Pode haver dores no corpo
- Congestão nasal
- Coriza
- Dor de garganta
- Há casos de diarreia
- Pode haver infecção do trato respiratório inferior, como nas pneumonias.
Há pessoas que não desenvolvem nenhum sintoma.
Período médio de incubação: cinco dias, com intervalos que chegam a 12 dias - período em que os primeiros sintomas levam para aparecer desde a infecção.
Acompanhe o noticiário sobre a pandemia:
Quais são os sintomas do Covid-19, o novo coronavírus
Saiba como os idosos devem se proteger contra o coronavírus
Quais cuidados devem ser adotados nas escolas sobre o coronavírus
Quais as orientações para viagens de ônibus durante a pandemia de coronavírus
Qual a taxa de mortalidade do coronavírus?
Igrejas recomendam evitar contato em missas para prevenir coronavírus
OMS declara pandemia de novo coronavírus; entenda o que significa
Acontecimentos ligados à pandemia de coronavírus no mundo
Entenda a diferença entre Coronavírus, Covid-19 e Novo Coronavírus
Entenda a diferença entre quarentena e isolamento
Vacina e tratamento para o coronavírus estão próximos, diz OMS
Secretaria da Saúde cria canais de comunicação para informar sobre coronavírus