Justiça derruba decreto que autorizava reabertura do comércio em Parnaíba
A partir de agora, fica determinado pela Justiça a suspensão imediata do decreto pelo prazo de 15 dias, sob pena de multa diáriaO Tribunal de Justiça do Piauí derrubou um decreto assinado pelo prefeito da cidade de Parnaíba, Mão Santa (MDB), assinado na última quinta-feira, 26, que autorizava o funcionamento do comércio local. A partir de agora, fica determinada pela Justiça a suspensão imediata do decreto pelo prazo de 15 dias, sob pena de multa diária. No caso de descumprimento, o valor mínimo é de R$ 25 mil, podendo chegar até R$ 500 mil.
Conforme consta no documento da Justiça, o decreto assinado por Mão Santa "vai contra todos dispositivos constitucionais e infraconstitucionais já elencados, além de contrariar a recomendação da Organização Mundial de Saúde, já seguida por diversos países ao redor do mundo, a qual pontua pela necessidade de isolamento social, como medida necessária a evitar a disseminação comunitária da Covid-19". E, continua o documento, apesar de reconhecer a "possibilidade concreta de futuras decretações de falências e aumento considerável de desempregados", neste momento é preciso "ponderar pela saúde em face do interesse financeiro/econômico".
É + que streaming. É arte, cultura e história.
O decreto assinado pelo prefeito também ia de encontro à decisão estadual, assinada no dia 23 de março pelo governador do Piauí, Wellington Dias (PT). No documento estadual, Wellington suspendeu atividades comerciais e prestação de serviço no Estado até o dia 31 de março, como forma de combater a propagação do novo coronavírus
Segundo consta no documento da prefeitura de Parnaíba, os estabelecimentos precisariam apenas adotar medidas para evitar a disseminação do coronavírus, assim como a aglomeração de pessoas. As diretrizes do decreto seguiam as orientações dadas pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) durante pronunciamento em cadeia nacional na última terça-feira, 24.
Até o último balanço divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) na tarde deste sábado, 28, o Brasil tinha 3.904 casos confirmados do novo coronavírus, com 114 mortes.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente