Pontos da periferia da Cidade seguem com gente na rua e comércios abertos

Estado está sob decreto de restrição desde o dia 20. Até segunda-feira, o governo estadual deve publicar novo documento

Com quarentena ainda em vigor, a movimentação nas ruas de Fortaleza neste sábado, 28, segue o que tem sido visto nos últimos dias. Durante a manhã, O POVO circulou em mais de uma dezena de bairros, do Centro às periferias. Com lojas fechadas e diversos condomínios, a região mais central tem movimento principal de carros, enquanto nas comunidades e bairros mais distantes a população segue nas ruas.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Em bairros como Henrique Jorge, Quintino Cunha, Tancredo Neves e Parque Iracema o ambiente é mais pacato que o normal, mas ainda assim são notáveis aqueles que fazem as compras de fim de semana nos mercados, oficinas abertas e carros circulando. Na Vila do Mar, o dia a dia parece seguir normalmente: apenas as lojas maiores estão fechadas, vendas estão de portas abertas esperando algum faturamento e vizinhos se encontram nas ruas para conversar.

No terminal de ônibus do Antônio Bezerra, não havia filas e o movimento de ônibus nos arredores sequer faz lembrar os dias de circulação normal. O transporte público na Capital teve demanda reduzida em 80% após decreto estadual de restrição contra disseminação do novo coronavírus. De acordo com levantamento feito pela Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), as linhas têm circulado com apenas 20% do número de passageiro quando comparado a um dia útil convencional.

Pela orla, o cenário é muito diferente do que se espera de um sábado de sol. No Aterro da Praia de Iracema e Beira Mar, o que chama a atenção é a ausência de ambulantes e poucos pedestres que decidiram caminhar ou correr em meio às diversas obras públicas paradas. As obras da Prefeitura de Fortaleza estavam ativas até a última quarta-feira, 25, quando as determinações do Estado começaram a ser seguidas. Na Praia do Futuro, com as barracas fechadas, alguns surfistas aproveitavam as ondas da manhã e a orla vazia.

Os arredores das avenidas Dom Luís e Santos Dumont testemunham poucas pessoas nas ruas, a maioria são prestadores de serviços gerais ou entregadores de delivery. Já o trânsito de veículos tinha destino certo: os shoppings Iguatemi e RioMar Fortaleza, onde acontece vacinação contra a gripe. Nesta manhã, as filas de veículos davam voltas que se estendiam até as avenidas em frente aos estabelecimentos. Além deles, a vacinação acontece também nos estacionamentos dos shoppings RioMar Kennedy, North Shopping Fortaleza, North Shopping Jóquei e Via Sul.

A quarentena foi determinada por decreto do governador Camilo Santana no último dia 20 e tem validade de 10 dias. O Governo do Estado do Ceará publicará um novo decreto relacionado às medidas de combate ao novo coronavírus (Covid-19) até a próxima segunda-feira, 30. Procurada pelo O POVO, a assessoria de imprensa da Casa Civil informou que ainda não é possível precisar se o decreto de quarentena será ou não renovado.

Acesse a cobertura completa do Coronavírus >

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

coronavirus coronavirus Brasil casos coronavirus no Ceara casos coronavirus sintomas coronavirus idosos coronavirus tratamento coronavirus no Ceara covid-19 convid-19 no Ceara

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar