Defensoria Pública oferta atendimento psicossocial por telefone durante a pandemia de coronavírus
Muitas demandas recebidas pelo órgão contemplam contextos de saúde mental, que não deixa de existir diante do isolamento social, diz psicóloga Andreya ArrudaServiços da Defensoria Pública do Estado do Ceará são alterados devido ao período de quarentena estabelecido pelo Governo Estadual, em virtude da pandemia de coronavírus. Dentre eles estão os atendimentos psicossociais dos núcleos de Fortaleza e do interior do Ceará.
De acordo com informações da Defensoria, psicólogas e assistentes sociais atenderão os problemas da população por telefone, enquanto o risco de transmissão da Covid-19 for iminente e a situação de emergência permanecer.
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De acordo com a Defensoria, a medida é uma forma de colaborar com a não aglomeração de pessoas, sem deixar de acolher os assistidos. “Estamos fazendo isso porque entendemos que a situação de confinamento pode agravar ainda mais as questões psíquicas. Todos fomos pegos de surpresa com essa pandemia, mas estamos nos adaptando e vamos garantir que as pessoas possam acessar o serviço. Esses canais são para que a gente não os deixe sem escuta”, explica a coordenadora das equipes psicossociais da Defensoria, psicóloga Andreya Arruda.
A psicóloga destaca que muitas das demandas recebidas pelo órgão têm um caráter além do jurídico. Elas contemplam contextos de saúde mental, por exemplo, que não deixa de existir diante do isolamento social. “É uma demanda que vai ser agravada, porque a pessoa está sem convívio ou com vínculos fragilizados ou sem suporte familiar”, sustenta. Segundo Andreya, o público que busca a rede psicossocial está a procura de um espaço de escuta.
“A gente não pode simplesmente não ouvir mais. O impacto disso é grande na vida dessas pessoas. Quando tem fator familiar, a gente sempre nota muita frustração, muito desgaste psíquico. Tem assistido que nos demanda muitos olhares”, acrescenta Andreya. De acordo com a Defensoria Pública, tão logo a pandemia passe, os atendimentos presenciais serão retomados.
No momento, as equipes psicossociais da Defensoria elaboram um levantamento da situação das redes psicossociais do Ceará para definir uma logística de atendimento de pessoas em situação de rua. A ideia é que, diante de uma demanda do tipo, os equipamentos que já acolhem esses indivíduos para banhos, refeições e higienização acionem o atendimento psicossocial da Defensoria por telefone.
Saiba como entrar em contato com a Defensoria Pública
Lista de contatos de atendimento psicossocial
Grupo de E-mail: psicossocial@defensoria.ce.def.br
TELEFONES DE ATENDIMENTO POR ÁREAS
Em Fortaleza
Direitos da mulher
Das 8h às 14h - (85) 98560-2709
Das 11h às 17h - (85) 99294-2844
Direitos da pessoa presa
Das 8h às 14h - (85) 99171-7476
Das 11h às 17h - (85) 98163-3839
Direitos da Infância e Juventude
Das 8h às 14h - (85) 9922-04953
Das 11h às 17h - (85) 98717-3004
Atendimento inicial da Defensoria (família e cível)
Das 8h às 14h - (85) 99731-0293
Das 11h às 17h - (85) 98866-4520
Adolescente em Conflito com a Lei
Das 8h às 14h - (85) 9816-20641
Das 11h às 17h - (85) 9868-30897
Cariri
Atendimento psicossocial no Cariri
Das 8h às 14h - (88) 988420757
Das 11h às 17h - (88) 988420757