Serviço de coleta domiciliar e Ecopontos seguem funcionando normalmente em Fortaleza

Empresas estão adotando medidas para garantir a segurança dos colaboradores diante da pandemia do novo coronavírus

10:21 | Mar. 26, 2020

Por: Redação O POVO
Cidadãos podem se cadastrar se dirigindo ao Ecoponto mais próximo (foto: Tatiana Fortes)

Os trabalhos de coleta domiciliar e o funcionamento dos Ecopontos como medida de prevenção à Covid-19 e outras doenças continuam funcionando, segundo Prefeitura de Fortaleza.

A coleta domiciliar nos bairros segue sendo realizada três vezes por semana, em dias e horários já estabelecidos. Conforme órgão, o comprometimento da população também é importante para evitar propagação de outras doenças. Ações como acondicionar o lixo domiciliar em dois sacos plásticos bem fechados são aconselhadas para evitar a disseminação do vírus.

Os cidadãos precisam descartar os resíduos em locais apropriados, não jogar nas ruas e colocar o lixo em frente à sua residência somente nos dias e horários da coleta em seu bairro, para manter o ambiente limpo e saudável para todos.

Fortaleza conta hoje com 70 Ecopontos, todos com o benefício do programa Recicla Fortaleza, que dá desconto na conta de energia pela troca de resíduos recicláveis, além do programa E-Carroceiro, que beneficia pelo descarte correto de entulho, restos de poda e móveis velhos, gerando crédito que pode ser utilizado em estabelecimentos comerciais.

Somente em 2019, foram recolhidas 670.115 toneladas de lixo na coleta domiciliar, resultando em uma média de 55.843 toneladas/mês.

A população pode contribuir também fazendo denúncias de descarte irregular de lixo em locais inapropriados, telefonando gratuitamente para o número 156.

EcoFor e Marquise Ambiental

A Ecofor e Marquise Ambiental, empresas que prestam serviços de limpeza ao município de Fortaleza, adotaram algumas medidas para garantir a segurança de seus colaboradores diante da pandemia do novo coronavírus:

• Afastaram trabalhadores que fazem parte do grupo de risco;
• Estão seguindo as orientações do Ministério da Saúde e Ministério Público do Trabalho;
• Adequaram as atividades administrativas para serem feitas em sistema de home office;
• Aumentaram o espaçamento nos horários de entrada e saída dos colaboradores para evitar aglomerações em suas unidades;
• Adotaram medidas alternativas de transporte para evitar que seus colaboradores usassem transporte público;
• Reforçaram as medidas de higienização e adotaram campanhas educativas sobre a correta limpeza das mãos para seus colaboradores;
• Todas as cabines dos caminhões estão sendo higienizadas constantemente;
• Todos os funcionários estão tendo sua temperatura medida diariamente na chegada às empresas e os que apresentam febre estão sendo encaminhados para atendimento adequado;
• Vêm readequando as atividades das suas equipes para focar nos serviços primordiais de limpeza;