Não larga o celular na quarentena? Veja lista de aplicativos gratuitos mais baixados nesse período
Aplicativos para videochamadas, streaming de vídeos e de informações sobre a pandemia estão na lista de mais downloadsVocê já pensou como seria este período de quarentena sem a internet? Contatar familiares, assistir a filmes, ouvir música e comprar itens essenciais são algumas das atividades que teríamos mais dificuldade para realizar. Com o aumento do uso dos dispositivos móveis, as estatísticas de lojas de aplicativos têm se tornado um reflexo de como estamos nos comportando.
Leia também | Confira dicas de aplicativos para meditar em casa durante período de quarentena
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Serviços de streaming disponibilizam catálogos gratuitamente; veja lista
Para se ter uma ideia, o aplicativo gratuito mais baixado tanto para IOS como para Android é o Zoom, usado para fazer videoconferências. Além disso, na lista da Apple três entre cinco dos apps mais baixados são usados para videochamadas. O POVO preparou uma lista dos aplicativos que estão tendo mais downloads nas duas lojas, que são as mais populares no Brasil e em parte considerável do mundo.
Zoom
Voltado para o mundo de negócios, o Zoom se propõe a fazer reuniões de trabalho. O aplicativo promete até mil participantes de vídeo em uma mesma reunião e funções como o compartilhamento de tela e um conjunto completo de recursos para colaboração. O sistema ainda permite que os usuários integrem o calendário de outras plataformas e sincronizem com as funções disponíveis.
TikTok
Você lembra do Vine? Assim como o serviço fundado em 2012, o TikTok é um aplicativo de mídia para criar e compartilhar vídeos curtos. O conteúdo segue a criação de tendências, que abrange novos memes, músicas e monólogos de comédia. A missão do aplicativo, segundo o site, é “inspirar criatividade e trazer alegria”.
Como forma de incentivar a quarentena, o aplicativo criou a campanha “Staying #HappyAtHome with Tiktok” (fique feliz em casa com o TikTok, em tradução livre). Os desenvolvedores criaram dias da semana temáticos, que ajudem quem está em casa a ter um pouco mais de conforto. Na segunda-feira, por exemplo, os usuários são incentivados a compartilhar mensagens motivacionais.
Coronavírus - SUS
Desenvolvido pelo Ministério da Saúde com informações e orientações sobre a pandedemia, o aplicativo já é usado por mais de 3,3 milhões de brasileiros, de acordo com a colunista do Uol Carla Araújo. Na loja de aplicativos do Android, o aplicativo já ultrapassa 1 milhão de downloads.
Disponível a partir do último dia 28 de fevereiro, os usuários podem usar o sistema para identificar os postos de saúde próximos a sua localização e receber informações seguras, identificando os boatos que circulam pela internet. Em caso de suspeita, é possível saber se os sintomas são compatíveis com o coronavírus e receber uma recomendação para ir a uma unidade de saúde, caso necessário.
Leiam também | Grupos de psicólogos oferecem atendimento online voluntário durante pandemia da Covid-19
Globoplay
Com cinemas fechados, o streaming se torna uma das únicas opções para os apaixonados por produções audiovisuais app zoom.PNG . Como principal serviço nacional, o Globoplay liberou por 30 dias um pacote de séries e filmes, que incluem títulos famosos da Disney e da Marvel.
A liberação, no entanto, fez com que a plataforma também adotasse medidas para limitar parte das funções disponíveis. As tecnologias 4K e Full HD, que garantem melhor qualidade de som e imagem, estão temporariamente indisponíveis. De acordo com notícia divulgada pelo G1, a medida tem como objetivo ter um consumo de tráfego mais conservador para evitar um possível colapso.
Houseparty
Nem toda reunião virtual é para tratar de negócios. Quando bater saudade de familiares e amigos, os usuários estão costumando usar, entre outros aplicativos, o Houseparty, que promete garantir a conexão com “pessoas que realmente importam”. Quando os amigos ficam online e disponíveis para bater papo, os usuários recebem uma notificação e podem começar uma videochamada em grupo.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente