Coronavírus no Ceará: Sesa comprará equipamentos e 350 mil testes para profissionais de saúde
Anúncio foi feito pelo secretário da Saúde do Estado, dr. Cabeto. Segundo ele, plano é ter material suficiente para seis meses de trabalho
O governo do Ceará terá operação especial para ampliar protocolos de segurança de profissionais de saúde trabalhando na crise do novo coronavírus. A intenção foi confirmada na tarde desta terça-feira, 24, pelo secretário da Saúde do Estado, Dr. Cabeto.
Segundo o secretário, a pasta já assinou a compra de 350 mil testes rápidos para uso exclusivo dos profissionais de saúde que estão na linha de frente contra a doença. Além disso, o governo tem articulado parcerias com empresas da indústria têxtil e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) para a compra de equipamento de proteção individual (máscaras).
“Estamos montando uma força tarefa para conhecer o estoque de cada lugar, assim como os equipamentos, e vamos fazer uma distribuição diária desses equipamentos. Logicamente que falo da rede do Estado, mas vamos também, na medida do possível, auxiliar municípios”, diz.
Segundo Dr. Cabeto, o Estado fez cálculos de compra de equipamentos de proteção individuais para até seis meses de trabalho, “extrapolando o consumo médio diário em mais de 100%”. “Ou seja, duraria mais seis meses. Essa compra vai deixar as unidades bem abastecidas, e já há uma determinação do Estado para a compra imediata”, afirma.
O secretário também destaca que, com a abertura da unidade exclusiva para pacientes da doença no Hospital Leonardo da Vinci, o Estado poderá desenvolver um centro de excelência técnica no tratamento da doença, o que beneficiará os profissionais da área. “De lá, vamos tirar experiência, know how e base científica, e transportar isso para as outras unidades”, diz.
Na tarde desta terça-feira, a Sesa confirmou marca de 185 casos confirmados do novo coronavírus no Ceará. Deste total, cerca de 30 estão internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) em estado mais grave.
Dúvidas, críticas e sugestões? Fale com a gente