Políticos cearenses com coronavírus falam sobre a rotina de trabalho e cuidados

Rotina do Governo do Ceará e Prefeitura de Fortaleza se adapta ao sistema home office e recomendações de isolamento domiciliar

13:23 | Mar. 24, 2020

Por: Gabrielle Zaranza
(foto: REPRODUÇÃO)

“Nesse momento, o isolamento social é a medida preventiva mais eficaz de todas”, reforçou o prefeito Roberto Cláudio em entrevista à rádio O POVO CBN, na manhã desta terça-feira, 24. O prefeito é um dos políticos cearenses diagnosticados com a Covid-19. Entre as autoridades do Estado que testaram positivo para a doença também estão a vice-governadora do Ceará, Izolda Cela; seu marido, Veveu Arruda, ex-prefeito de Sobral; os deputados estaduais Júlio César Filho, Queiroz Filho (PDT), Tin Gomes (PDT), e o senador Prisco Bezerra (PDT-CE). O ex-deputado estadual e pré-candidato a prefeito de Fortaleza, Carlos Matos (PSDB), também testou positivo e cumpre isolamento.


A Prefeitura recomenda à sociedade a medida de quarentena para os servidores públicos, que estão trabalhando em home office, conforme explica o coordenador de Comunicação Social da Prefeitura de Fortaleza, Moacir Maia. “Não tem como manter a rotina, tudo se altera para manter o fluxo de comunicação com as limitações que o ‘home office’ impõe. A orientação geral é evitar circulação e ficar em casa”, relata.


Roberto Cláudio, que cumpre quarentena, segue assintomático e diz estar “disposto”, mesmo com a Covid-19. “Me sinto bem, estou disposto, acordo cedo e trabalho pelo celular”, conta. As plataformas on-line são meios para coordenar e monitorar à distância as ações de prevenção e assistência à saúde. O prefeito diz, ainda, manter contato (virtual) diário com o governador Camilo Santana. Camilo testou negativo para o coronavírus, mas, em nota, por intermédio de assessoria de imprensa, diz estar tomando os cuidados necessários. O governador segue trabalhando diariamente, mas com reuniões virtuais.


Na última quarta-feira, 18, o deputado estadual Júlio César Filho, líder do governo do Estado na Assembleia Legislativa do Ceará, informou que testou positivo para o coronavírus. O deputado mantinha isolamento domiciliar desde o dia 14 de março, data em que começou a sentir os primeiros sintomas. “Com a confirmação do teste positivo para a Covid-19, no dia 17 de março, os cuidados com o isolamento em casa tornaram-se ainda mais rigorosos em relação a minha esposa e ao meu filho, que não apresentaram sintomas. Por orientação médica, isolei-me em um quarto para resguardá-los também”, relata.


Para evitar o agravamento da doença, a recomendação médica foi tratar pontualmente os sintomas, como febre, dor cabeça e dor no corpo. De acordo com ele, esses sintomas se manifestaram de forma leve. Já as atividades profissionais foram adaptadas ao isolamento físico. “A minha equipe também segue em isolamento domiciliar, embora ninguém tenha apresentado sintomas até agora. Realizamos então frequentemente videoconferências e utilizamos o Whatsapp para dar andamento aos trabalhos”, esclarece.


Não há levantamento oficial do número de políticos cearenses que testaram positivo para o coronavírus até o momento. Conforme explica Moacir Maia, os resultados dos testes têm sido divulgados por vontade própria, com suas assessorias pessoais. Mesmo assim, o isolamento segue sendo a principal medida para o momento. “Estando contaminado ou não, o recomendado é ficar em casa. Independente da melhor ou pior respostas de outros países, a verdade é que nós teremos aqui epidemia severa no Brasil. Esse momento, que é o de maior risco de transmissão, é de cumprir o decreto e ficar em casa”, reitera e aconselha o prefeito.