Grupos de psicólogos oferecem atendimento online voluntário durante pandemia da Covid-19
Plataforma online reúne psicólogos voluntários para atendimento gratuito por telefone ou videoconferênciaAtualizada às 20h12min
Grupos de psicólogos estão atendendo oferecendo, voluntariamente, atendimento online para pessoas que estão sofrendo com o período de isolamento social no Brasil. Como manter a saúde mental durante a pandemia do Covid-19, doença causada pelo vírus Sars-Cov-2, virou um dos muitos questionamentos da sociedade.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
O Grupo de Estudos Pesquisas e Ações em Psicologia de Orientação Psicodramática (Grupo Creare), do Ceará, decidiu abrir uma seção no site do projeto (https://sites.google.com/view/grupocreare/) que reunisse psicólogos disponíveis para atendimentos gratuitos por videoconferências no WhatsApp. São 30 psicólogos cadastrados de vários estados brasileiros, desde o Ceará até o Rio Grande do Sul.
“Diante do cenário atual, em que diversas mudanças foram impostas à sociedade como medidas de prevenção ao contágio, nós percebemos que diversos dos nossos clientes estavam enfrentando uma ansiedade que se agravou bastante”, conta Anderson Mota, psicólogo e um dos coordenadores do Grupo.
Os assuntos das consultas começaram a ser “atravessados” pelo novo coronavírus, o que chamou a atenção do Creare. Foi assim que a aba de atendimento voluntário surgiu. De acordo com o coordenador, os profissionais de saúde que se cadastrarem no site devem ter o registro profissional ativo e estar cadastrados no E-Psi, plataforma do Conselho de Psicologia que registra aqueles que querem atender online.
“Todas as diretrizes do código de ética quanto ao atendimento profissional são necessárias para fazer o atendimento online”, explica Anderson. Dessa forma, os pacientes mantêm a privacidade resguardada, mesmo fornecendo alguns dados online, como o número de telefone.
Criada especialmente para atender questões relacionadas à Covid-19, a seção de atendimento psicológico online voluntário já reúne profissionais do Ceará, Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul. Ainda, o coordenador informa que psicólogos que atendam em Língua Brasileira de Sinais (Libras) já estão sendo cadastrados.
Anderson informa que o projeto ainda está se organizando para registrar quantos atendimentos voluntários já ocorreram. Nesta segunda-feira, 23, ele atenderá pelo menos três pessoas a partir do projeto.
“A gente está aprendendo na prática, melhorando”, diz o profissional. “Não adianta nada os psicólogos ficarem nas suas escrivaninhas, no conforto das suas casas, sendo que a população está muito adoecida com tudo isso [a pandemia]. É nosso papel enquanto profissionais da saúde”, reforça.
Como marcar uma consulta?
Para marcar uma consulta, basta acessar o site do Grupo Creare e selecionar a seção “Atendimento Psicológico Voluntário Online” ou “Acolhimento voluntário”. Na aba, estarão listados os 30 psicólogos cadastrados, com os horários de atendimento disponíveis e o número de celular para contato. Ao escolher o psicólogo, o procedimento é enviar um WhatsApp e combinar a consulta.
Psicólogos Voluntários do Ceará
O grupo Psicólogos Voluntários do Ceará disponibilizou atendimento psicoterapêutico para jornalistas que estão trabalhando na cobertura de notícias sobre a pandemia do coronavírus. O atendimento é disponibilizado online, e o paciente terá direito a inicialmente oitos sessões, que serão distribuídas de acordo com a demanda do paciente. As sessões terão duração de 40 minutos cada.
O principal objetivo do serviço ofertado foi mostrar a alguns profissionais que estão mais expostos à pandemia que eles não estão lutando sozinhos. O grupo é composto atualmente de 11 profissionais voluntários.
Serviço:
Psicólogos Voluntários do Ceará
https://psicologosvoluntar.wixsite.com/psivoluntariosce
Instagram: @psicologosvoluntariosceara
Contato: psicologosvoluntariosceara@gmail.com