Confira lista de cursos online grátis para serem feitos na quarentena
O POVO traz opções de cursos em diversas áreas para capacitar profissionais neste período de isolamento social em razão da pandemia do novo coronavírusCom as atividades presenciais das instituições de ensino suspensas, pegar o computador ou o smartphone para fazer um curso online pode ser uma ótima forma de aproveitar o tempo livre e, ainda, fortalecer o repertório de conhecimento pessoal no mercado de trabalho neste período de quarentena por conta da pandemia do novo coronavírus.
Rafael Albuquerque, articulador da Unidade de Gestão do Relacionamento com o Cliente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Ceará (Sebrae-CE), fala sobre a importância de as empresas liberarem o acesso gratuito aos cursos online.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
"O Sebrae, por exemplo, através da sua plataforma de cursos online, disponibiliza diversas soluções voltadas para quem tem uma micro ou pequena empresa e para quem deseja abrir o próprio negócio" afirma, lembrando da dificuldade enfrentada principalmente pelos setores de comércio e serviços no atual momento.
Diante do cenário, confira lista de cursos online grátis que podem ser feitos durante o período de isolamento:
Harvard
A universidade privada norte-americana está disponibilizando 100 cursos online gratuitos divididos em 14 áreas: Artes e Design, Negócios e Gestão, Ciência da Computação, Governo, Leis e Política; além de outras opções. Todos os cursos possuem certificado.
LinkedIn
A plataforma está disponibilizando o conteúdo “Trabalho Remoto: Colaboração, foco e produtividade” de forma gratuita. No total, são 10 itens que equivalem a quase 11 horas de estudo com professores, escritores, coachs e especialistas em liderança, comportamento, administração e produtividade.
Udemy
A plataforma de ensino online disponibiliza mais de 400 cursos gratuitos para aprender técnicas de Excel e programação para crianças com ferramenta do MIT. Um dos instrutores globais da Udemy, Chris Haroun, foi um dos que abriu seus cursos.
Senai
A instituição brasileira liberou 12 cursos online gratuitos para a população (Cursos de TI, Finanças, Empreendedorismo e outros). Todos os que foram disponibilizados possuem certificado.
Stoodi
Estão liberados todas as videoaulas e banco de exercícios. Inicialmente, o acesso livre tem duração de 30 dias, entretanto, pode ser prorrogada em razão da suspensão de aulas no mundo for mantida por mais tempo.
Homa
A plataforma disponibiliza mentoria online e gratuita para que pequenos empresários aprendam a navegar em situações incertas sobre o futuro. A principal área disponível é a de design de serviço.
FGV (Fundação Getúlio Vargas)
Uma das principais instituições de ensino brasileira liberou 55 cursos online gratuitos com certificado. Dentre as áreas, estão: Direito, Administração, Marketing, RH e outros.
Omie
A empresa de gestão liberou por 60 dias o acesso gratuito completo ao conteúdo de educação empreendedora de sua plataforma educacional. Os usuários podem escolher cursos como programação neurolinguística, liderança e gestão de pessoas, finanças pessoais, otimização de redes sociais e business process outsourcing (BPO).
+ Empresa libera acesso grátis a cursos online por conta do coronavírus
Really Experience
A escola de idiomas norte-americana oferece um curso gratuito intensivo para quem quer aprender inglês. Os inscritos na plataforma terão 30 dias de aulas com professores americanos, diretamente de Orlando, na Flórida. O conteúdo traz exercícios diários de audição, conversação, interação com o professor e material didático
+ Curso de inglês dará aulas gratuitas no período de quarentena
Grupo Adecco
A consultora de Recursos Humanos promove cursos online e gratuitos a partir da próxima terça-feira, 24. Os temas do curso são “Gerenciamento para mudanças rápidas e incerteza” e “Comunicação interpessoal: comunicar-se com segurança”. As inscrições podem ser feitas até o final do dia desta segunda-feira, 23.