Canais de comunicação sobre Covid-19 são atualizados pela Secretaria da Saúde com novas linhas telefônicas
Os cidadãos contam com uma linha gratuita de atendimento 24 horas por dia, em todos os dias da semana
11:09 | Mar. 20, 2020
A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) disponibiliza novas linhas telefônicas para esclarecer a população sobre o Covid-19 e orientar profissionais da saúde quanto à vigilância e atendimento em casos de coronavírus. Com atendimento 24 horas por dias, o novo canal de comunicação, TeleSaúde, conta com atendimento de profissionais capacitados, para tirar dúvidas dos cidadãos sobre a doença.
Segundo o Governo do Ceará, a iniciativa pretende somar aos espaços já disponibilizados pela Secretaria, como forma de evitar a “ida desnecessária da população até as unidades de saúde”. Agora, há quatro linhas com atendimento para profissionais da saúde, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Já os cidadãos, contam com uma linha gratuita de atendimento 24 horas por dia, em todos os dias da semana.
Segundo O POVO apurou, todos os números estão funcionando normalmente. No entanto, por volta das 8 horas desta sexta-feira, a linha telefônica exclusiva para a população estava sobrecarregada, com pelo menos 30 pessoas na fila de espera. Apesar disso, a população consegue ser informada pela mensagem automática, que orienta sobre as formas de contaminação, como se prevenir e o que fazer em caso de suspeita de coronavírus.
A Secretaria reforça que os cidadãos devem procurar uma unidade de saúde apenas nos seguintes casos: se viajou para fora do Estado e tem mais de 60 anos; se esteve em contato próximo ou domiciliar com uma pessoa com Covid-19 confirmado e esteja apresentando sintomas de febre (acima de 38 graus), coriza, tosse e dificuldade para respirar.
Serviço
TeleSaúde
Atendimento gratuito e exclusivo para a população, sobre o Covid-19
Horário: 24 horas por dias, todos os dias
Contato telefônico: 0800 275 1475
Canais de comunicação para profissionais da Saúde
Atendimento exclusivo para profissionais da saúde, com objetivo de orientá-los sobre vigilância e atendimento em casos de suspeita de coronavírus. Os cidadãos serão redirecionados para o TeleSaúde.
Todos os dias, 24 horas
(85) 9 8724-0455
Segunda a sexta-feira, das 7h às 19h
(85) 9 8439-0480
(85) 9 8439-0414
(85) 9 8439-0110
(85) 9 8439-0500
Segunda a sexta, das 8h às 17h
(85) 3101-4860