Coronavírus pode ser transmitido pelo ar? Saiba mais sobre outros mitos e verdades da transmissão da doença
Não existem evidências de que o uso de máscaras proteja do coronavírus, por exemplo; O POVO reuniu mitos e verdades sobre o assuntoDiante dos 291 casos de coronavírus confirmados no Brasil até o última terça, 17, notícias falsas e boatos sobre a pandemia circulam diariamente no cotidiano. De transmissão pelo ar a criações de laboratório, O POVO reuniu alguns deles e esclarece mais mitos e verdades sobre a transmissão do coronavírus.
O COVID-19 PODE SER TRANSMITIDO PELO AR?
Sim. O vírus respiratório que se espalha geralmente por gotículas geradas por uma pessoa infectada quando tosse, espirra ou tem secreção nasal. Contato físico com pessoas e superfícies infectadas também são fatores de transmissão.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
O COVID-19 PODE SER TRANSMITIDO EM ÁREAS COM CLIMAS QUENTES, ÚMIDOS E FRIOS?
Sim. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o vírus pode ser transmitido em todas as áreas, independentemente do clima e condições dos ambientes. O tempo frio ou a neve não podem matar o coronavírus ou outras doenças. A melhor maneira de se proteger do vírus diante de todas as regiões é limpar frequentemente as mãos.
TOMAR BANHO QUENTE IMPEDE A TRANSMISSÃO?
Não. A temperatura normal do corpo humano permanece entre 36,5° a 37° independentemente da temperatura do banho ou chuveiro. A OMS informa, inclusive, que banhos com água extremamente quente podem ser prejudiciais.
O VÍRUS PODE SE ESPALHAR PELA ÁGUA POTÁVEL?
Não. O vírus não foi detectado na água potável, segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC). Métodos convencionais de tratamento de água que usam filtragem e desinfecção, como os da maioria dos sistemas municipais de água potável, devem remover ou inativar o vírus.
O COVID-19 É ENCONTRADO NAS FEZES?
Sim. O vírus causador da pandemia foi detectado nas fezes de alguns pacientes diagnosticados com a doença. Mas ainda como não se sabe a quantidade de vírus liberada pelo corpo nas fezes, nem por quanto tempo o vírus é eliminado e se o vírus nas fezes é infeccioso. O risco de transmissão do Covid-19 a partir das fezes de uma pessoa infectada também é desconhecido e não há relatos de transmissão por esse método.
O VÍRUS É TRANSMITIDO POR PICADAS DE MOSQUITO?
Não. Não há informações por parte da OMS sobre o assunto. O coronavírus é um vírus respiratório que se espalha principalmente por gotículas geradas por uma pessoa infectada quando tosse, espirra ou tem secreção nasal.
GESTANTES SÃO GRUPO DE RISCO PARA O CORONAVÍRUS?
Até o momento não. Dados sobre como o vírus afeta gestantes e recém-nascidos ainda são insuficientes. Em casos de adoecimento, grávidas devem consultar os médicos para serem acompanhadas de perto. Por outro lado, mães de recém-nascidos devem, como de costume, dobrar os cuidados preventivos com as crianças
VACINAS CONTRA A PNEUMONIA PREVINEM A TRANSMISSÃO DO VÍRUS?
Não. O vírus é tão novo que precisa de sua própria vacina.
LAVAGEM REGULAR DO NARIZ COM SOLUÇÃO SALINA AJUDA A PREVENIR A INFECÇÃO PELO CORONAVÍRUS
Não. Não há evidências de que lavar o nariz regularmente com soro fisiológico tenha protegido as pessoas da infecção pelo novo coronavírus. Existem evidências limitadas de que lavar o nariz regularmente com solução salina pode ajudar as pessoas a se recuperarem mais rapidamente do resfriado comum.
USAR MÁSCARA ME PREVINE DO CONTÁGIO?
Não. Não existem evidências de que o uso da máscara controle a epidemia. A função do item é de evitar que pessoas doentes espalhem outras doenças pelo ar, como gripe. Apenas pessoas que apresentam sintomas, profissionais da área de saúde que entram constantemente em contato com infectados e pessoas que estão no mesmo ambiente do paciente devem usar o item de proteção.