OMS solicita que governos aumentem engajamento para conter coronavírus e pede mais isolamento
O diretor aproveitou para lembrar que por mais que adultos acima de 60 anos estejam no grupo de risco, já foram registrados casos de morte de jovens e crianças
14:54 | Mar. 16, 2020
A Organização Mundial de Saúde (OMS) solicitou nesta segunda-feira, 16, maior engajamento por parte de governos para conter o avanço do coronavírus pelo mundo. Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da entidade, afirmou durante coletiva de imprensa que é necessário aumentar a quantidade de testes e o isolamento.
O diretor aproveitou para lembrar que por mais que adultos acima de 60 anos estejam no grupo de risco, já foram registrados casos de morte de jovens e crianças.
"Temos uma mensagem simples para todos os países: testem, testem, testem. Testem todo caso suspeito de covid-19. Se o teste der positivo, isole [a pessoa] e descubra quem esteve em contato com ela em até dois dias antes dos primeiros sintomas e os testem também", afirmou.
A OMS também se mostrou preocupada com o impacto do vírus para crianças com desnutrição e pessoas que vivem com HIV. Além disso, pediu que todos os casos confirmados da doença sejam isolados em unidades médicas para que se tenha o cuidado adequado e previna a transmissão.
"A OMS recomenda que todos os casos confirmados de covid-19, até mesmo os menos graves, devem ser isolados em unidades médicas para prevenir a transmissão e providenciar o cuidado adequado", disse Ghebreyesus.