Com hat-trick na final, Mbappé encerra Copa do Mundo como artilheiro
Apesar do vice-campeonato, francês tem atuação da gala na decisão e se isola como goleador máximo do Mundial com oito tentos. Camisa 10 da França igualou marca de gols de Pelé em CopasA Copa do Mundo de 2022, disputada no Catar, chegou ao fim neste domingo, 18. Em uma final história entre Argentina e França, os hermanos levaram a melhor nos pênaltis e faturaram o tricampeonato mundial.
No entanto, o esforço e qualidade do time francês também deve ser reconhecido, especialmente quando se trata de Kylian Mbappé, camisa dez da equipe. Com apenas 23 anos, o jogador assinalou três gols na grande decisão e igualou o inglês Geoff Hurst, contra a Alemanha em 1966, como os únicos jogadores a marcarem um hat-trick na final do maior torneio do futebol.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Com os gols, Mbappé também se tornou o artilheiro isolado do Mundial, tendo balançado as redes oito vezes. O francês disputava com Messi a liderança do ranking. O argentino, por sua vez, encerrou a Copa com sete tentos.
Além deles, outros dois jogadores estavam na briga: Giroud, centroavante da França, e Julián Álvarez, da Argentina. Ambos encerram o torneio com quatro gols cada e dividem a terceira colocação.
Mesmo com pouca idade, o jogador do Paris Saint-Germain segue batendo recordes. Neste domingo, 18, Mbappé ainda igualou a quantidade de gols de Pelé em Copas. Agora, ambos têm 12 tentos e 14 jogos disputados.
Trajetória francesa até a final
Sob o comando de Didier Deschamps, a França chegou ao Catar como atual campeã mundial. No grupo D, o time estreou no Mundial vencendo a Austrália por 4 a 1 com dois gols de Giroud, um de Mbappé e outro de Rabiot.
No segundo jogo, a ‘Les Bleus’ contou com um show de Mbappé, que marcou dois gols, para triunfar diante da Dinamarca pelo placar de 2 a 1. Já classificada, a seleção ainda encerrou a fase inicial com uma derrota para a Tunísia por a 1 a 0, quando jogou com time alternativo.
Já nas oitavas, Mbappé foi crucial novamente e assinalou mais dois gols na vitória por 3 a 1 contra a Polônia. Giroud marcou o outro gol francês na partida, se tornando o maior artilheiro da história da seleção.
Empolgada e em busca do segundo título consecutivo, a França ainda despachou a Inglaterra nas quartas e Marrocos, a surpresa da Copa, nas semis, para chegar até a grande decisão.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente