Messi marca, Argentina vence Austrália e avança às quartas de final da Copa do Mundo
Com o resultado, os argentinos enfrentam a Holanda na próxima sexta-feira, 9, às 16 horas, no Estádio Lusail, em busca de vaga às semifinais do Mundial
17:56 | Dez. 03, 2022
A Argentina está nas quartas de final da Copa do Mundo 2022. Lionel Messi marcou em seu milésimo jogo como profissional e garantiu a classificação da seleção albiceleste. Os comandados de Scaloni venceu a Austrália por 2 a 1 neste sábado, 3, no Estádio Ahmad Bin Ali, em Al Rayyan, com gols de Messi e Alvárez. Enzo Fernández, contra, fez para os australianos.
Com o resultado, os argentinos enfrentam a Holanda na próxima sexta-feira, 9, às 16 horas, no Estádio Lusail. A Holanda já havia garantido a classificação para as quartas de final neste sábado ao derrotar os Estados Unidos por 3 a 1, no Estádio Internacional Khalifa.
O jogo
Os primeiros minutos foram disputados e contaram com um cenário de ataque contra defesa. Enquanto a Argentina de Lionel Scaloni dominava a posse de bola e avançava no campo adversário, a Austrália comandada por Graham Arnold focava na retranca sólida e compacta. Os sul-americanos, porém, criaram poucas oportunidades, uma vez não conseguia encontrar espaços no setor de criação frente à marcação bem postada dos australianos.
Até a metade da etapa inicial, o confronto era truncado, sem grande chances de perigo para nenhuma das duas equipes. Contudo, aos 34 minutos, a retranca dos australianos não suportou a pressão argentina. Messi recebeu de Otamendi, que bateu rasteiro no canto do goleiro Mat Ryan. Com o tento, o camisa 10 ultrapassou Maradona em número de gols em Copas do Mundo no seu milésimo jogo na carreira.
Depois do tento, a Albiceleste passou a tocar a bola com mais tranquilidade e encontrou mais espaços. Até o fim da etapa complementar, os argentinos pressionaram e não deixaram o time da Oceania sair do campo de defesa. Não criaram outras jogadas para ampliar o marcador, mas não correram riscos de levar o empate.
Na volta do intervalo, a Argentina continuou com o controle das ações da partida. A primeira chegada saiu do pés de Messi. O atacante recebeu na área, mas chutou desequilibrado no meio do gol para defesa tranquila do goleiro Mat Ryan.
Na sequência, o jogo ficou morno, com a Argentina tocando bola no meio de campo. Até que aos 9 minutos Julián Álvarez ampliou o marcador. O arqueiro australiano se atrapalhou dentro da área após recuo, foi pressionado por De Paul e pelo camisa 9, que conseguiu roubar a bola e marcar. Depois do segundo tento, a Argentina foi para cima e não deixou mais a equipe da Oceania chegar ao ataque até a metade da etapa complementar.
A Austrália tentava sair do campo defesa, mas não conseguia avançar. Até que aos 31, Otamendi tirou a bola de dentro da área, que sobrou para Goodwin finalizar. Com desvio de Enzo Fernández, o goleiro Martínez não conseguiu fazer a defesa.
O time de Graham Arnold cresceu na reta final do jogo e, buscando o empate, partiu para cima do adversário. Apesar da pressão, a equipe comandada por Lionel Scaloni trocou passes, segurou a bola e perdeu duas chances claras, com Lautaro Martínez. No fim, os argentinos conseguiram manter o resultado positivo de 2 a 1 e, desta forma, asseguraram a vaga na próxima fase do Mundial.
Próximos jogos das oitavas da Copa
No primeiro jogo deste domingo, 4, França encara Polônia, segunda colocada do Grupo C, ao meio-dia (de Brasília), no estádio Al Thumama. No horário de 16h (de Brasília), Inglaterra e Senegal se enfrentam neste no estádio Al Bayt, em Al Khor.
Mesmo perdendo para Camarões, o Brasil garantiu o primeiro lugar do Grupo G e vai enfrentar a Coreia do Sul nas oitavas de final. O time coreano venceu Portugal e ficou em segundo lugar do Grupo H. As duas seleções duelam na próxima segunda-feira, 5, às 16 horas (horário de Brasília), no estádio 974.
ARGENTINA 2 X 1 AUSTRÁLIA
Local: Estádio Ahmad Bin Ali, em Al Rayyan (CAT)
Data: 3 de dezembro de 2022 (sábado)
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Szymon Marciniak (POL)
Assistentes: Pawel Sokolnicki (POL) e Tomasz Listkiewicz (POL)
VAR: Tomasz Kwiatkowski (POL)
Cartões amarelos: Irvine e Degenek (Austrália)
GOLS:
Argentina: Messi (35mins do 1º tempo) e Álvarez (7mins do 2º tempo)
Austrália: Goodwin (32mins do 2º tempo)
ARGENTINA: Martínez; Molina (Montiel), Romero, Otamendi e Acuña (Tagliafico); de Paul, Fernández e Mac Allister (Palacios); Álvarez (Lautaro Martínez), Messi e Gómez (Lisandro Martínez)
Técnico: Lionel Scaloni
AUSTRÁLIA: Ryan; Degenek (Karacic), Souttar, Rowles e Behich; Leckie (Kuol), Mooy, Irvine e Baccus (Hrustic); McGree (Goodwin) e Duke (Maclaren)
Técnico: Graham Arnold
(Com Gazeta Esportiva)