Croácia na Copa do Mundo 2022: conheça seleção do grupo F

Liderada pelo meio-campista por Luka Modric, a seleção da Croácia está no Grupo F da Copa do Mundo; veja a trajetória do país em mundiais

Atual vice-campeã da Copa do Mundo, a Croácia vai para a sua sexta participação em mundiais. Repetir o feito da edição passada é uma missão muito difícil, por isso o país tem como objetivo avançar na fase de grupos e chegar o mais longe possível no mata-mata.

Liderado pelo meio-campista Luka Modric, eleito melhor jogador do mundo em 2018, o time da camisa quadriculada vem embalado pela classificação para a fase decisiva da Liga das Nações da Uefa.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

A Croácia é um país recente, tendo declarado sua independência da Iugoslávia em 1991. Ao longo dos quatro anos seguintes, o país sofreu com uma guerra civil. Por não ser membro da Fifa na época, não teve a chance de disputar a Copa de 1994. A estreia em mundiais aconteceu em 1998, quando os croatas conquistaram o terceiro lugar.

Croácia na Copa do Mundo 2022: jogos

Tabela Copa do Mundo 2022: VEJA dia e horário de jogos - fase de grupos

Primeira fase

  • 23 de novembro: Marrocos x Croácia (quarta-feira, 7 horas)
  • 27 de novembro: Croácia x Canadá (domingo, 13 horas)
  • 1º de dezembro: Croácia x Bélgica (quinta-feira, 12 horas)

Classificação em primeiro lugar

  • Oitavas de final: 6 de dezembro (terça-feira, 12 horas)
  • Quartas de final: 10 de dezembro (sábado, 12 horas)
  • Semifinal: 14 de dezembro (quarta-feira, 16 horas)
  • Final: 17 de dezembro (sábado, 12 horas)

Classificação em segundo lugar

  • Oitavas de final: 5 de dezembro (segunda-feira, 12 horas)
  • Quartas de final: 9 de dezembro (sexta-feira, 12 horas)
  • Semifinal: 13 de dezembro (terça-feira, 16 horas)

Croácia na Copa do Mundo 2022: retrospecto recente

Croácia e Rússia disputaram ponto a ponto a vaga na Copa do Mundo. Os dois países dominaram o grupo H das Eliminatórias Europeias. Na última rodada, um gol contra garantiu a vitória dos croatas diante dos russos, assumindo a liderança por um ponto.

Na Liga das Nações, o país confirmou presença na semifinal, deixando para trás Dinamarca, Áustria e França na fase de grupos. O começo não foi promissor, com derrota para os austríacos e empate com os franceses, mas em seguida, a seleção obteve quatro vitórias seguidas. A fase final será disputada em junho de 2023.

Em 2021, na Eurocopa, a Croácia teve dificuldades para avançar em seu grupo, somando quatro pontos em três jogos. Nas oitavas de final, em uma das grandes partidas do torneio, foi derrotada na prorrogação para a Espanha por 5 a 3.

O atual elenco da Croácia, além de Modric, tem nomes como Ivan Perisic, do Tottenham, Mateo Kovacic, do Chelsea, Mario Pasalic, da Atalanta, e Marcelo Brozovic, da Inter de Milão.

Croácia na Copa do Mundo: trajetória em mundiais

Após o bom desempenho na Eurocopa 1996 e o surpreendente terceiro lugar na Copa de 1998, a Croácia não conseguiu classificação para a Euro 2000. No mundial da Coreia e Japão, em 2002, o país não passou da fase de grupos. Embora tenha vencido a Itália, perdeu para o México e Equador.

Em 2006, nova eliminação na fase de grupos. O adversário da estreia foi o Brasil, que venceu com gol de Kaká. Na rodada seguinte, empate em 0 a 0 com o Japão e no último duelo, 2 a 2 com a Austrália. Em 2010, a Croácia não se classificou para a Copa.

Na edição seguinte, estreia novamente contra o Brasil, o país-sede. Derrota por 3 a 1. Na segunda partida, uma esperança ao vencer Camarões por 4 a 0. Porém, uma derrota para o México por 3 a 1, selou a eliminação croáta.

A seleção da Croácia viveu seu melhor momento no mundial disputado na Rússia. Foram três vitórias na fase de grupos, vencendo a Nigéria por 2 a 0, a Argentina por 3 a 0 e a Islândia por 2 a 1.

No mata-mata, a Croácia superou três prorrogações e duas disputadas por pênaltis para chegar à final. Eliminou Dinamarca e Rússia nas penalidades e derrotou a Inglaterra na prorrogação. Na decisão, perdeu para a França por 4 a 2, em Moscou.

Copa do mundo 2022: CURIOSIDADES sobre o Catar

Croácia na Copa do Mundo: o surpreendente terceiro lugar em 1998

Liderados pelo atacante Davor Suker e pelo meio-campista Zvonimir Boban, a Croácia foi a grande surpresa em 1998. Disputando seu primeiro mundial, o recente país estreou vencendo a Jamaica por 3 a 1. Em seguida, venceu o Japão por 1 a 0. Na última rodada, perdeu para a Argentina pelo placar mínimo.

Nas oitavas de final, venceu a Romênia por 1 a 0. A Croácia eliminou a Alemanha nas quartas de final, com um sonoro 3 a 0, despachando seu algoz na Euro 1996.

Na semifinal, Suker abriu o placar, mas com dois gols de Thuram, a França foi à final. Na disputa pelo terceiro lugar, triunfo diante da Holanda por 2 a 1. Davor Suker foi o artilheiro daquele mundial com seis gols.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

croacia copa do mundo croacia copa do mundo 2022 luka modrik selecao da croacia

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar