Espanha na Copa do Mundo 2022: tudo sobre a seleção do grupo E
Com elenco renovado, Espanha quer surpreender na Copa do Mundo 2022 em busca do bicampeonato; veja jogos, trajetória, curiosidades e histórico em mundiais
12:54 | Nov. 23, 2022
Campeã em 2010, a Espanha acumulou duas decepções seguidas nas últimas edições. Para a Copa do Mundo 2022, a Fúria tem uma seleção renovada, com jovens jogadores, mas que conta com alguns nomes experientes. No grupo E, a seleção espanhola é comandada pelo técnico Luis Enrique.
Após o título na África do Sul, os espanhóis conquistaram a Eurocopa em 2012, aumentando a expectativa sobre o país para as competições seguintes. Porém, a derrota acachapante para o Brasil na final da Copa das Confederações de 2013 já dava indícios que a geração vitoriosa já não era mais a mesma.
Em 2014, foi eliminada na primeira fase, com destaque para a goleada sofrida por 5 a 1 para a Holanda. Quatro anos depois, uma eliminação surpreendente diante da Rússia, o país-sede, ainda nas oitavas de final. A Copa de 2018 ficou marcada para a Espanha pela troca súbita de técnicos, com a saída de Julen Lopetegui e a entrada de Fernando Hierro dois dias antes do mundial começar.
Espanha na Copa do Mundo 2022: jogos
Tabela Copa do Mundo 2022: VEJA dia e horário de jogos - fase de grupos
Primeira fase
- 23 de novembro: Espanha x Costa Rica (quarta-feira, 13 horas)
- 27 de novembro: Espanha x Alemanha (domingo, 16 horas)
- 1º de dezembro: Japão x Espanha (quinta-feira, 16 horas)
Classificação em primeiro lugar
- Oitavas de final: 5 de dezembro (segunda-feira, 12 horas)
- Quartas de final: 9 de dezembro (sexta-feira, 12 horas)
- Semifinal: 13 de dezembro (terça-feira, 16 horas)
- Final: 18 de dezembro (domingo, 12 horas)
Classificação em segundo lugar
- Oitavas de final: 6 de dezembro (terça-feira, 12 horas)
- Quartas de final: 10 de dezembro (sábado, 12 horas)
- Semifinal: 14 de dezembro (quarta-feira, 16 horas)
Espanha na Copa do Mundo 2022: retrospecto recente
A Espanha chegou à semifinal da última Eurocopa. A Fúria teve dificuldades na fase de grupos, mas avançou e eliminou Croácia e Suíça no mata-mata. Porém, valendo a vaga na final, os espanhóis foram derrotados nos pênaltis para a futura campeã, Itália.
O caminho para a Copa do Mundo colocou a Suécia como grande concorrente à vaga direta nas Eliminatórias. A Espanha obteve uma campanha com seis vitórias, um empate e uma derrota. Com 19 pontos, a equipe de Luis Enrique avançou para a disputa no Catar.
Na Liga das Nações, a Espanha conseguiu a classificação para a fase final. No grupo B, a vaga foi decidida com Portugal na última rodada. A derrota para a Suíça no penúltimo jogo quase complicou a situação. Álvaro Morata marcou um gol na reta final da partida contra os portugueses e classificou o selecionado espanhol no Estádio Municipal de Braga.
O atual elenco da seleção espanhola conta com jovens jogadores como Gavi, Ferran Torres, Eric Garcia, Pedri e Nico Williams. Além deles, os experientes Sergio Busquets, César Azpilicueta, Jordi Alba, Koke e Álvaro Morata também foram convocados recentemente.
Espanha na Copa do Mundo: a história em mundiais
Os espanhóis não participaram da primeira edição da copa, em 1930. Quatro anos depois, foram eliminados nas quartas de final. Em 1938, o país não disputou por causa da Guerra Civil Espanhola. O retorno se deu em 1950, no Brasil, quando terminaram na quarta colocação.
Nas duas edições seguintes, a Espanha não conseguiu classificação, voltando ao mundial em 1962. Tanto no Chile, quanto na Inglaterra, quatro anos depois, o país não passou na fase de grupos. A Fúria só virou figura recorrente em copas a partir de 1978. Sede da competição em 1982, os espanhóis foram eliminados na segunda fase.
O país alcançou as quartas de final em 1986, 1994 e 2002. Foram eliminados nas oitavas de final em 1990 e 2006. Na edição de 1998, a Espanha não passou da fase de grupos.
Copa do mundo 2022: CURIOSIDADES sobre o Catar
Espanha na Copa do Mundo: A Fúria campeã em 2010
A Copa da África do Sul coroou uma geração espanhola. Porém, a campanha da campeã não começou da melhor maneira. Na estreia, um erro defensivo resultou na vitória da Suíça por 1 a 0. Pressionada, a Fúria venceu Honduras por 2 a 0 e terminou a fase de grupos batendo o Chile por 2 a 1. Com seis pontos, avançou em primeiro lugar.
Nas oitavas de final, vitória pelo placar mínimo contra Portugal, de Cristiano Ronaldo. O gol da vitória foi anotado por David Villa. Também foi dele o tento que garantiu a classificação diante do Paraguai, nas quartas de final, em um jogo tenso realizado em Joanesburgo.
Contra a Alemanha, na semifinal, Puyol marcou de cabeça e colocou o país na final. Na decisão, contra a Holanda, Iniesta anotou o gol do título na prorrogação e garantiu o primeiro mundial para a Espanha. No elenco espanhol, estavam jogadores como Iker Casillas, Piqué, Xavi, Sergio Ramos, Xabi Alonso, Fernando Torres, Cesc Fabregas e Sergio Busquets.