Alemanha na Copa do Mundo 2022: tudo sobre a seleção do grupo E
A seleção alemã é tetracampeã da Copa do Mundo e um dos países mais tradicionais em Mundiais; veja história e trajetória da AlemanhaCampeã em 2014, a Alemanha acabou eliminada na fase de grupos em 2018. Para a Copa do Mundo 2022, a seleção alemã tem a missão de recuperar o prestígio e o bom futebol sob o comando de Hansi Flick. O novo técnico, ex-Bayern de Munique, chegou para substituir Joachim Löw.
A primeira participação da Alemanha em Copas do Mundo aconteceu em 1934, na Itália, alcançando o terceiro lugar. Após a Segunda Guerra Mundial, os estados alemães foram proibidos de disputar competições esportivas, retornando apenas em 1954, já como Alemanha Ocidental, conquistando o título diante da favorita Hungria, de Puskas.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Nas edições seguintes, obteve bons resultados, acumulando um vice em 1966 e o terceiro lugar em 1970, voltando ao lugar mais alto do mundo em 1974, batendo a Holanda de Cruyff na final, sob a liderança de Franz Beckenbauer.
O tricampeonato veio em 1990, dando o troco na Argentina de Maradona, que venceu o selecionado alemão quatro anos antes. Após uma reconstrução em seu futebol para a Copa de 2006, a Alemanha colheu os frutos em 2014, conquistando seu primeiro mundial como um país unificado.
Alemanha na Copa do Mundo 2022: jogos
Tabela Copa do Mundo 2022: VEJA dia e horário de jogos - fase de grupos
Primeira fase
- 23 de novembro: Alemanha x Japão (quarta-feira, 10 horas)
- 27 de novembro: Espanha x Alemanha (domingo, 16 horas)
- 1º de dezembro: Costa Rica x Alemanha (quinta-feira, 16 horas)
Classificação em primeiro lugar
- Oitavas de final: 5 de dezembro (segunda-feira, 12 horas)
- Quartas de final: 9 de dezembro (sexta-feira, 12 horas)
- Semifinal: 13 de dezembro (terça-feira, 16 horas)
- Final: 18 de dezembro (domingo, 12 horas)
Classificação em segundo lugar
- Oitavas de final: 6 de dezembro (terça-feira, 12 horas)
- Quartas de final: 10 de dezembro (sábado, 12 horas)
- Semifinal: 14 de dezembro (quarta-feira, 16 horas)
Alemanha na Copa do Mundo: retrospecto recente
A Alemanha teve uma campanha quase perfeita durante as Eliminatórias Europeias. No Grupo J, o país somou 27 pontos em dez partidas, com nove vitórias e apenas uma derrota. Porém, a eliminação precoce na Eurocopa 2020 e na Liga das Nações 2022-23 deixou dúvidas sobre o poder de decisão do atual elenco.
Na Eurocopa, os alemães terminaram em segundo, com quatro pontos, num grupo que tinha França, Portugal e Hungria. Nas oitavas de final, eliminação para a Inglaterra. Na primeira fase da primeira divisão da Liga das Nações, terminou em terceiro com sete pontos, acumulando quatro empates e não avançando para a fase final.
Dos últimos seis jogos oficiais, a seleção alemã conseguiu apenas uma vitória, diante da Itália por 5 a 2. No jogo derradeiro da Liga das Nações, empatou por 3 a 3 com os ingleses. Nesta edição da Copa do Mundo, a Alemanha não foi para o sorteio como cabeça de chave, ficando no segundo pote.
Alemanha na Copa do Mundo 2022: Experiência e juventude
O atual elenco da Alemanha mescla jogadores experientes com jovens valores. O goleiro Manuel Neuer e o atacante Thomas Müller estão na seleção desde a Copa de 2010. Além deles, o meio-campista Ilkay Gündogan, do Manchester City, também é um dos veteranos do grupo.
Por outro lado, Kai Havertz, do Chelsea, Serge Gnabry e Leroy Sané, ambos do Bayern, disputarão o Mundial pela primeira vez e fazem parte da nova leva de jogadores da seleção alemã. Outro bom nome para ficar de olho é Joshua Kimmich, volante do Bayern.
Alemanha na Copa do Mundo: Goleadores em Mundiais
Miroslav Klose é o maior artilheiro em Copas do Mundo. O polonês naturalizado alemão tem 16 gols, alcançando essa marca em 2014, superando Ronaldo no topo da lista. Klose disputou quatro copas, sendo a sua primeira em 2002. Gerd Müller apareceu em terceiro com 14 gols em 13 partidas.
O atacante disputou os mundiais de 1970 e 1974. Outro campeão que aparece bem colocado no ranking é Jürgen Klinsmann, com 11 gols, ocupando a sexta posição. Em seguida, com dez tentos cada, vem Helmut Rahn, que disputou as copas de 1954 e 1958, e Thomas Müller, este ainda em atividade e que pode melhorar a marca de gols em Copas nos jogos do Catar.
Copa do mundo 2022: CURIOSIDADES sobre o Catar
Alemanha na Copa do Mundo: títulos da seleção alemã
- 1954 (país-sede: Suíça): Alemanha Ocidental campeã e Hungria vice
- 1974 (país-sede: Alemanha Ocidental) Alemanha Ocidental campeã e Holanda vice
- 1990 (país-sede: Itália): Alemanha Ocidental campeã e Argentina vice
- 2014 (país-sede: Brasil): Alemanha campeã e Argentina vice
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente