Inglaterra na Copa do Mundo 2022: tudo sobre a seleção do grupo B
A seleção inglesa, que está no grupo B da Copa do Mundo 2022 no Catar, é uma das mais antigas do mundo; veja história e trajetória da InglaterraA Seleção Inglesa de Futebol, que está no grupo B da Copa do Mundo 2022 no Catar, é uma das mais antigas seleções nacionais de futebol do mundo.
Em 1872, protagonizou, juntamente com a Escócia, aquela que é considerada a primeira partida oficial entre seleções, consagrando ambos os times como as primeiras seleções de futebol da história.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Devido a uma relação conturbada e relações cortadas entre a Federação Internacional de Futebol (Fifa) e os ingleses, a primeira participação da Inglaterra na Copa do Mundo só ocorreu na quarta edição da competição em 1950, sediada no Brasil.
A seleção inglesa, por sua vez, só venceu o torneio em 1966, na oitava edição sediado na própria Inglaterra. Sob comando do técnico Alf Ramsey, essa edição do evento esportivo entrou para história da povo britânico como o único título de Copa do Mundo conquistado por eles.
Neste ano, a seleção da Inglaterra foi elencada como a quinta favorita no último ranking da Fifa para vencer a Copa do Mundo do Catar, que iniciará em 20 de novembro.
Tabela Copa do Mundo 2022: VEJA dia e horário de jogos - fase de grupos
Inglaterra na Copa do Mundo 2022: jogos
Confira a tabela completa dos jogos da seleção inglesa e todos os grupos da competição
Primeira fase
- 21 de novembro: Inglaterra x Irã (segunda-feira, 10 horas)
- 25 de novembro: Inglaterra x EUA (sexta-feira, 26 horas)
- 29 de dezembro: Inglaterra x País de Gales (terça-feira, 16 horas)
Classificação em primeiro lugar
- Oitavas de final: 4 de dezembro (domingo, 16h)
- Quartas de final: 10 de dezembro (sábado, 16h)
- Semifinais: 13 de dezembro (terça-feira, 16h)
- Final: 18 de dezembro (domingo, 13h)
Classificação em segundo lugar
- Oitavas de final: 3 de dezembro (sábado, 12h)
- Quartas de final: 9 de dezembro (sexta-feira, 16h)
- Semifinais: 14 de dezembro
Inglaterra na Copa do Mundo: conturbada relação com a Fifa
A Seleção Inglesa juntou-se à Federação Internacional de Futebol (FIFA) em 1906. Foi só então a partir do ingresso do time na FIFA, que ele disputou suas primeiras partidas contra seleções fora das Ilhas Britânicas numa turnê pela Europa Central em 1908.
No entanto, pouco mais de 20 anos depois como país associado, a relação entre a Inglaterra e a FIFA tornou-se tensa, o que culminou no rompimento em 1928. A saída fez com que a Inglaterra não disputasse as três primeiras Copas do Mundo. A reconciliação só foi estabelecida em 1946.
Copa do mundo 2022: CURIOSIDADES sobre o Catar
Inglaterra na Copa do Mundo: primeira participação na Copa Do Mundo
A primeira participação da seleção inglesa na Copa do Mundo foi em 1950. Sediada no Brasil, a quarta edição da Copa do Mundo, na conhecida dos brasileiros Copa do Maracanazo, consagrou a seleção do Uruguai como campeã e foi o palco de estreia para os Ingleses na competição futebolística internacional.
Nos anos seguintes, a seleção conseguiu chegar às quartas de final em duas edições, a de 1954 e 1962. Mas foi em 1966 que os ingleses conseguindo vencer o torneio, realizado em solo inglês, o time conseguiu derrotar a Alemanha Ocidental na final por 4–2.
Inglaterra na Copa do Mundo: títulos da seleção inglesa
- 1966 (país-sede: Inglaterra): Inglaterra foi campeã e Alemanha vice
Inglaterra na Copa do Mundo: uniforme
A seleção inglesa de futebol é uma das poucas que mantem seu uniforme clássico. A camisa possui um escudo de armas introduzido pelo rei Ricardo I, acompanhado de três leões (o que explica o apelido três leões) e rodeado por rosas Tudor, também conhecida como rosa inglesa. As cores do uniforme variam entre branco, azul e vermelho.
Inglaterra na Copa do Mundo 2022: jogadores convocados
Goleiros: Dean Henderson (Nottingham Forest), Nick Pope (Newcastle), e Aaron Ramsdale (Arsenal)
Defensores: Trent Alexander-Arnold (Liverpool), Ben Chilwell (Chelsea), Conor Coady (Everton), Eric Dier (Tottenham), Marc Guéhi (Crystal Palace), Reece James (Chelsea), Harry Maguire (Manchester United), Luke Shaw (Manchester United), John Stones (Manchester City), Fikayo Tomori (Milan), Kieran Trippier (Newcastle), e Kyle Walker (Manchester City)
Meio-campistas: Jude Bellingham (Borussia Dortmund), Mason Mount (Chelsea), Kalvin Phillips (Manchester City), Declan Rice (West Ham), eJames Ward-Prowse (Southampton)
Atacantes: Tammy Abraham (Roma), Jarrod Bowen (West Ham), Phil Foden (Manchester City), Jack Grealish (Manchester City), Harry Kane (Tottenham), Bukayo Saka (Arsenal), Raheem Sterling (Chelsea), e Ivan Toney (Brentford)
SAIBA MAIS sobre a Copa do Mundo 2022