Estados Unidos na Copa do Mundo 2022: conheça seleção do grupo B
A seleção dos Estados Unidos está no grupo B da Copa do Mundo 2022; os EUA retornam ao mundial após ficar de fora na Rússia; confira mais sobre o país
15:39 | Nov. 20, 2022
Após ficar de fora do mundial da Rússia, a Seleção dos Estados Unidos (EUA) está de volta para disputar mais uma Copa do Mundo. Em campo, a equipe é liderada por Christian Pulisic, atacante do Chelsea-ING. O país está no grupo B e tem como objetivo chegar à fase de mata-mata.
A surpreendente ausência na copa anterior, devido ao desempenho ruim nas eliminatórias, interrompeu uma sequência de sete mundiais consecutivos com participação estadunidense, entre 1990 e 2014.
Após reformular o elenco, atualmente sob o comando do técnico Gregg Berhalter, os EUA conseguiram títulos regionais e também garantiram a vaga no Catar.
No grupo B, o país vai reencontrar velhos conhecidos. Na Copa de 1950, venceu a Inglaterra em um jogo surpreendente. Depois, em 2010, os dois estiveram no mesmo grupo. Contra o Irã, os EUA vão reeditar o duelo de 1998.
Estados Unidos na Copa de 2022: jogos
Tabela Copa do Mundo 2022: VEJA dia e horário de jogos - fase de grupos
Primeira fase
21 de novembro: EUA x País de Gales (segunda-feira, 16 horas)
25 de novembro: Inglaterra x EUA (sexta-feira, 16 horas)
29 de novembro: Irã x EUA (terça-feira, 16 horas)
Classificação em primeiro lugar
Oitavas de final: 4 de dezembro (domingo, 16 horas)
Quartas de final: 10 de dezembro (sábado, 16 horas)
Semifinal: 14 de dezembro (quarta-feira, 16 horas)
Final: 18 de dezembro (domingo, 12 horas)
Classificação em segundo lugar
Oitavas de final: 3 de dezembro (sábado, 12 horas)
Quartas de final: 9 de dezembro (sexta-feira, 16 horas)
Semifinal: 13 de dezembro (terça-feira)
EUA na Copa do Mundo 2022: retrospecto recente
A seleção estadunidense conquistou os títulos da Copa Ouro e da Liga das Nações da Concacaf, ambas em 2021. A expectativa era boa para um desempenho melhor nas Eliminatórias. Porém, a equipe encontrou dificuldades para se classificar ao Catar.
A campanha dos ianques nas Eliminatórias foi complicada, com alguns tropeços que acenderam o sinal de alerta e criaram preocupação. Os EUA terminaram a fase final na terceira posição, com 25 pontos, mesma pontuação da Costa Rica, que foi para a repescagem, e atrás de Canadá e México. Foram sete vitórias, quatro empates e três derrotas.
Nos últimos cinco jogos, três amistosos e duas partidas pela Liga das Nações da Concacaf 2022-23, os Estados Unidos conseguiram duas vitórias, dois empates e uma derrota.
Além de Christian Pulisic, camisa dez do Chelsea, de 24 anos, os Estados Unidos apostam também no bom desempenho de jogadores como Weston McKennie, volante da Juventus-ITA, Tyler Adams, volante do Leeds-ING, Giovanni Reyna, atacante do Borussia Dortmund-ALE, e Sergiño Dest, lateral-direito do Milan-ITA.
Copa do mundo 2022: CURIOSIDADES sobre o Catar
EUA em Copas do Mundo: o terceiro lugar em 1930 e a eliminação em 1994
A melhor participação dos EUA em copas aconteceu justamente em sua estreia, no Uruguai em 1930. Os estadunidenses surpreenderam e alcançaram o terceiro lugar, perdendo na semifinal para a Argentina, vice-campeã. Em 1934, o país foi eliminado nas quartas de final.
O retorno aconteceu em 1950. O Estádio Independência presenciou a vitória dos EUA por 1 a 0 diante da Inglaterra, considerada uma das maiores zebras da história do futebol. O time amador norte-americano venceu a equipe inglesa com gol de Joseph Gaetjens.
Entre 1954 e 1986 os Estados Unidos não disputaram nenhum mundial. A sequência foi quebrada em 1990. Quatro anos depois, o país foi sede da Copa. No dia da independência dos EUA, em 4 de julho, foram eliminados pelo Brasil. A derrota por 1 a 0, gol de Bebeto, garantiu a seleção brasileira nas quartas de final e no caminho do tetra.
Em 1998 e 2006, os EUA não passaram da fase de grupos. Em 2010 e 2014 avançou até as oitavas de final. A melhor campanha recente dos estadunidenses aconteceu em 2002, quando foram eliminados pela Alemanha em um jogo com polêmicas de arbitragem.
Em 2014, com Dempsey e o goleiro Howard como destaques, foram eliminados na prorrogação pela Bélgica.