Por que a Itália está fora da Copa do Mundo 2022 do Catar?
Em títulos, a Itália está atrás apenas do Brasil e da Alemanha na Copa do Mundo. No entanto, está de fora pela segunda edição consecutiva da competição
21:36 | Out. 20, 2022
Apesar de sua tradição no futebol, sendo uma das maiores campeãs da Copa do Mundo com quatro títulos ao lado da Alemanha e estando atrás apenas do Brasil, a seleção da Itália está fora da competição pela segunda edição consecutiva porque não se classificou nas eliminatórias europeias.
Em 18 Copas que disputou, a Itália participou de 83 jogos, venceu 45, empatou 21 e perdeu 17. Marcou 128 gols e sofreu 77. Só Brasil e Alemanha estão acima dela em número de Copas.
O episódio se torna ainda mais surpreendente quando lembrado da boa fase que vive a Itália. A seleção italiana é a atual bicampeã da Eurocopa após ter vencido a Inglaterra por 3 a 2 nas penalidades e, apesar de ter tido boas chances durantes as Eliminatórias da Europa para o Mundial, ela é a culpada pelo próprio destino.
Tabela Copa do Mundo 2022: VEJA dia e horário de jogos - fase de grupos
Entenda como a Itália ficou de fora da Copa do Mundo 2022
A seleção italiana teve vantagem por diversas vezes em sua chave nas Eliminatórias da Europa, no entanto, precisou ir para a repescagem e foi eliminada pela Macedônia do Norte.
Os italianos jogaram em casa e tiveram amplo domínio da partida, mas sofreram gol marcado por Trajkowski nos acréscimos do segundo tempo e deram adeus às chances de disputar o mundial do Catar.
A equipe comandada por Roberto Mancini criou as melhores chances na primeira etapa, mas como não conseguiu converter em gols, o duelo foi para o intervalo com o placar inalterado.
Na segunda etapa, a Azurra teve chances de marcar, mas parou na defesa da Macedônia. Para completar a frustração italiana, Trajkovski marcou para a Macedônia do Norte, aos 48.
Itália também ficou de fora da Copa do Mundo de 2018: relembre
Quando foi eliminada da competição em 2018, a seleção italiana caiu no mesmo grupo de uma grande seleção no primeiro sorteio, a Espanha. Após ter terminado em segundo lugar, ela foi para a repescagem.
Em um novo sorteio, os italianos caíram ao lado Suécia para lutar por uma vaga. Após empatar o jogo de volta, a Itália não conseguiu garantir uma vaga no mundial por ter perdido no jogo de ida para a Suécia por 1 a 0.