Bola do gol da "mão de Deus" de Maradona na Copa será leiloada

A venda ocorrerá em 16 de novembro, mas os possíveis compradores vão poder começar a fazer ofertas online a partir de 28 de outubro

09:55 | Out. 14, 2022

Por: Gazeta Esportiva
Diego Armando Maradona completou 60 anos no dia 30 de outubro de 2020 (foto: AFP)

O árbitro Ali Bennauceur, que apitou o jogo entre Argentina e Inglaterra da Copa do Mundo do México de 1986, vai leiloar a bola com que Diego Armando Maradona fez "dois dos gols mais famosos da história do futebol", informou a casa britânica Graham Budd Auctions na última quinta-feira, 13.

A venda ocorrerá em 16 de novembro, mas os possíveis compradores vão poder começar a fazer ofertas online a partir de 28 de outubro, anunciou a casa de leilões em um comunicado.

Esta empresa, especializada em objetos esportivos, confia em que a bola histórica alcance um valor entre 2,5 e 3 milhões de libras esterlinas (entre 2,7 e 3,3 milhões de dólares).

We are delighted to announce that next month, Graham Budd will be bringing the Hand of God ball to auction.

Estimated at £2.5 to 3 million, the football is being sold as part of our #WorldCup Special auction on 16th November 2022.

Find out more here: https://t.co/RGRuMJMuxd pic.twitter.com/LaeTKpAO64

— Graham Budd Auctions Ltd (@gbauctionsltd) October 13, 2022

A partida pelas quartas de final da competição, disputada apenas quatro anos depois da Guerra das Malvinas, entre Argentina e Inglaterra, é uma das mais lembradas dos Mundiais pela rivalidade entre os dois países e os dois gols marcados pelo craque argentino.

No primeiro, Maradona tocou a bola com a mão para neutralizar o goleiro inglês Peter Shilton. Ele mesmo admitiu depois que tinha feito o gol "um pouco com a cabeça e um pouco com a mão de Deus".

No segundo, marcado apenas quatro minutos depois, o camisa 10 da seleção argentina driblou cinco adversários e o próprio Shilton para fazer "o gol do século", segundo votação da Fifa em 2002.