Transmitido em 03/08/2024 às 12h45

Rebeca Andrade x Simone Biles: veja ao vivo final do salto na ginástica

Prova mais aguardada das Olimpíadas de Paris-2024 acontece neste sábado, a partir das 11h20min, na Bercy Arena. Será a terceira medalha disputada entre a norte-americana e a brasileira nesta edição dos Jogos

Hexacampeão olímpica, a maior estrela globa da ginástica artística, a norte-americana Simone Biles, tem Rebeca Andrade como a primeira rival à altura na carreira. Brasileira com mais medalhas olímpicas, a paulista defende neste sábado, 3, a partir das 11h20min, a coroa do salto.

Depois da desistência da norte-americana por conta de problemas psicológicos em Tóquio-2020, Rebeca ganhou o ouro ao desbancar Sunisa Lee. Desta vez, porém, o confronto entre as estrelas norte-americana e brasileira irá agitar Paris.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Será a terceira disputa por medalha entre as duas nos Jogos Olímpicos. A primeira foi a final por equipes, em que os Estados Unidos confirmaram o favoritismo e o Brasil fez história ao conquistar um bronze inédito.

Um dia depois, as rivais disputaram para ver quem é a ginasta mais completa. Biles levou o ouro do individual geral — prova em que as atletas competem em quatro aparelhos — pela segunda vez, enquanto Rebeca chegou à segunda prata da carreira.

Agora é a vez do salto, especialidade de ambas e aparelho no qual a brasileira chegou a superar Biles durante a prova por equipes. Na segunda-feira, 5, elas voltam a duelas, pela trave de equilíbrio e no solo. Se Rebeca conseguir medalhar mais duas vezes, ela se torna a brasileira com mais pódios olímpicos na história, independentemente de gênero.

A prova deste sábado consiste em dois saltos sobre a mesa, com piruetas e manobras diversas. Quem conseguir a maior média de notas leva o ouro. A norte-americana certamente irá apostar no Biles II, movimento de maior dificuldade da ginástica feminina e capaz de render mais pontos. Rebeca pode inaugurar um novo salto, que se feito ganhará o nome dela, para equilibrar a disputa.

A ordem das ginastas na competição já está definida. A búlgara Georgieva abre a disputa, seguida da norte-coreana An e da canadense Olsen. Biles é a quarta, seguida de a canadense Elizabeth Black e de Rebeca Andrade.

Em seguida, sobem à mesa a sul-coreana Yeo, as americanas Carey e Chiles e a mexicana Moreno.

Ginástica nas Olimpíadas: veja final do salto, com Rebeca Andrade e Simone Biles ao vivo

 

Pódio do salto feminino na ginástica artística

Fim da transmissão. Agradecemos a audiência e desculpa aí qualquer coisa.

Segue uma bela foto de Simone Biles, Rebeca Andrade e Jade Carey juntinhas no pódio olímpico.

No mais, siga todas as medalhas e disputas olímpicas de Paris-2024 no O POVO.

 

A brasileira Rebeca Andrade (prata), as norte-americana Simone Biles (ouro) Jade Carey (bronze) posam durante a cerimônia do pódio do salto feminino da ginástica artística durante os Jogos Olímpicos de Paris 2024, na Bercy Arena, em Paris, em 3 de agosto de 2024.
A brasileira Rebeca Andrade (prata), as norte-americana Simone Biles (ouro) Jade Carey (bronze) posam durante a cerimônia do pódio do salto feminino da ginástica artística durante os Jogos Olímpicos de Paris 2024, na Bercy Arena, em Paris, em 3 de agosto de 2024. Crédito: Lionel Bonaventure/AFP
Rebeca Andrade: uma gigante do esporte mundial

Se Simone Biles não existisse, Rebeca Andrade já teria três ouros na carreira. A própria norte-americana admitiu que está cansada de competir com a brasileira, que exige que ela seja perfeita sempre.

Rebeca tem agora um ouro, quatro pratas e um bronze. Em Tóquio-2020, foi título no salto e prata no individual geral. Agora, em Paris-2024, foi prata no individual geral e no salto, e o inédito bronze por equipes.

Ela se igualou a Robert Scheidt e Torben Grael, únicos outros brasileiros com cinco medalhas olímpicas. E ela ainda tem mais duas chances de pódio em Paris e apenas 25 anos de idade.

Rebeca Andrade faz história novamente e é prata no salto
Rebeca Andrade faz história novamente e é prata no salto Crédito: RICARDO BUFOLIN / CBG
Rebeca Andrade, incrível!

A brasileira crava o Cheng no primeiro salto, com nota 15,100 depois faz um 14,833 com um Amanar, fica com 14,966 . A prata está praticamente assegurada e Rebeca irá igualar Robert Scheidt e Torben Grael como os brasileiros co mais medalhas olímpicas. E terá outras duas chances de pódio nesta Olimpíada!

2024.08.01 - Jogos Olímpicos Paris 2024 - Ginástica Artística feminino. Rebeca Andrade recebe a medalha de prata que conquistou na final do individual geral
2024.08.01 - Jogos Olímpicos Paris 2024 - Ginástica Artística feminino. Rebeca Andrade recebe a medalha de prata que conquistou na final do individual geral Crédito: Luiza Moraes/COB
Todo respeito do mundo a Simone Biles

Candidata a maior atleta feminina da história do esporte, Simone Biles chegou ao sétimo ouro em três Olimpíadas — e olha que na passada, ela desistiu de quase todas as provas por conta da pressão psicológica. A soviética Larisa Latynina, com 9, é a única da história que tem mais. 

Biles ainda compete em duas finais, trave e solo — sendo favorita absoluta neste. Ela competirá em ambas com Rebeca Andrade, que é a maior rival da carreira da norte-americana. 

Rebeca Andrade ficou mais perto de Biles do que Jade Carey, o bronze, ficou da brasileira. É um feito enorme!

Biles ouro, Rebeca prata, Carey bronze

Norte-americana Carey vai bem no primeiro salto, no qual recebe um 14,733. No segundo, fica com 14,466. Média 14,200. Bronze pra ela.

Ouro Biles!

Prata Rebeca!

Bronze Carey!

Pódio garantido, prata encaminhada para Rebeca

Sul-coreana Yeo erra no primeiro salto, encostando o joelho e recebe 14,166. No segundo, ela sofre uma queda, e fica com 12,666. Média de 13,416, fora da disputa.

Canadense Ellie Black faz os saltos; Rebeca é a próxima

Elsabeth Black abre com salto de nota 14,100, depois faz um 13,766 e fecha em 13,933. Provisoriamente em quarto.

Agora é a vez da Rebeca. A medalha vem!

Ordem completa de apresentações do salto feminino

Cada ginasta dará dois saltos. A melhor média de notas fica com o ouro. As atletas começam a competição às 11h20min. A ordem de apresentações já está definida:

1- Valentina Georgieva (Bulgária)

2- An Chang-ok (Coreia do Norte)

3- Shallon Olsen (Canadá)

4- Simone Biles (EUA)

5- Elizabeth Black (Canadá)

6- Rebeca Andrade (Brasil)

7- Yeo Seo-jeong (Coreia do Sul)

8- Jade Carey (EUA)

 

Rebeca Andrade disputa medalha na final individual geral da ginástica artística nas Olimpíadas Paris 2024
Rebeca Andrade disputa medalha na final individual geral da ginástica artística nas Olimpíadas Paris 2024 Crédito: Luiza Moraes/COB
Simone Biles praticamente garante o ouro

A hexacampeã olímpica abre com um Biles II, salto que apenas ela consegue e é o mais difícil da ginástica, e faz um incrível 15,700. Depois, faz 14,900 e fecha com 15,300 na média. Surreal!

Simones Biles abre sorriso após nota na final do individual geral na Olimpíada de Paris
Simones Biles abre sorriso após nota na final do individual geral na Olimpíada de Paris Crédito: Paul ELLIS / AFP
Agora é a norte-coreana

An Chang-ok (Coreia do Norte) abriu com um 14,066, fechou com um 14,316. Média de 14,266, em primeiro lugar.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar