Rebeca Andrade x Simone Biles: veja ao vivo final do salto na ginástica
Prova mais aguardada das Olimpíadas de Paris-2024 acontece neste sábado, a partir das 11h20min, na Bercy Arena. Será a terceira medalha disputada entre a norte-americana e a brasileira nesta edição dos Jogos
10:30 | Ago. 03, 2024
Hexacampeão olímpica, a maior estrela globa da ginástica artística, a norte-americana Simone Biles, tem Rebeca Andrade como a primeira rival à altura na carreira. Brasileira com mais medalhas olímpicas, a paulista defende neste sábado, 3, a partir das 11h20min, a coroa do salto.
Depois da desistência da norte-americana por conta de problemas psicológicos em Tóquio-2020, Rebeca ganhou o ouro ao desbancar Sunisa Lee. Desta vez, porém, o confronto entre as estrelas norte-americana e brasileira irá agitar Paris.
Será a terceira disputa por medalha entre as duas nos Jogos Olímpicos. A primeira foi a final por equipes, em que os Estados Unidos confirmaram o favoritismo e o Brasil fez história ao conquistar um bronze inédito.
Leia mais
Um dia depois, as rivais disputaram para ver quem é a ginasta mais completa. Biles levou o ouro do individual geral — prova em que as atletas competem em quatro aparelhos — pela segunda vez, enquanto Rebeca chegou à segunda prata da carreira.
Agora é a vez do salto, especialidade de ambas e aparelho no qual a brasileira chegou a superar Biles durante a prova por equipes. Na segunda-feira, 5, elas voltam a duelas, pela trave de equilíbrio e no solo. Se Rebeca conseguir medalhar mais duas vezes, ela se torna a brasileira com mais pódios olímpicos na história, independentemente de gênero.
A prova deste sábado consiste em dois saltos sobre a mesa, com piruetas e manobras diversas. Quem conseguir a maior média de notas leva o ouro. A norte-americana certamente irá apostar no Biles II, movimento de maior dificuldade da ginástica feminina e capaz de render mais pontos. Rebeca pode inaugurar um novo salto, que se feito ganhará o nome dela, para equilibrar a disputa.
Leia mais
A ordem das ginastas na competição já está definida. A búlgara Georgieva abre a disputa, seguida da norte-coreana An e da canadense Olsen. Biles é a quarta, seguida de a canadense Elizabeth Black e de Rebeca Andrade.
Em seguida, sobem à mesa a sul-coreana Yeo, as americanas Carey e Chiles e a mexicana Moreno.
Ginástica nas Olimpíadas: veja final do salto, com Rebeca Andrade e Simone Biles ao vivo