Surfe nas Olimpíadas: veja ao vivo Medina, Chumbinho e brasileiras
Após dias de adiamento, o surfe nos Jogos Olímpicos de Paris-2024 foi retomado nesta quinta-feira, 1º. Mulheres disputam as oitavas e quartas de final e homens encaram as quartasDepois de dois dias de adiamento, o surfe está sendo retomado na tarde desta quinta-feira, 1º, nas Olimpíadas de Paris-2024. As baterias tinham sido canceladas em Teahupo'o (Taiti), na Polinésia Francesa, após o registro de ventos e chuvas muito fortes.
As disputas no masculino e no feminino contam com brasileiros. A primeira a entrar no mar foi Tatiana Weston-Webb, que encarou (e eliminou) o fenômeno Caitlin Simmers pelas oitavas de final. A atleta nacional também passou pela espanhola Nadia Erostarbe para chegar à semifinal.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Surfe nas Olimpíadas 2024: VEJA quem são os brasileiros classificados
Já a disputa brasileira entre Luana Silva e Tainá Hinckel, foi às 17h36min, também válida pelas oitavas de final, e Luana avançou.
Entre os homens, as baterias de quartas de final começaram às 18h48min. O esperado duelo tupiniquim entre Gabriel Medina e João Chianca, o "Chumbinho", teve vitória do tricampeão mundial, que vai encarar o australiano Jack Robinson na semifinal.
Além disso, as quartas de final femininas podem ocorrer ainda hoje. Podendo ter uma ou duas brasileiras, a fase decisiva começa às 21h12min.
No surfe olímpico, dois surfistas disputam 30 minutos de bateria, podendo pegar quantas ondas conseguirem. Eles recebem notas pelas manobras que fazem, podendo ir de 0 a 10. As duas melhores notas são computadas em uma nota, que pode ser no máximo 20.
Quem terminar a bateria com notas melhores, avança de fase.
Leia mais
Em Tóquio-2020, o Brasil conquistou o ouro no masculino, com Ítalo Ferreira. Gabriel Medina chegou às semifinais e, com polêmica, foi eliminado pelo japonês Kanoa Igarashi, de quem "se vingou" em Paris-2024.
Surfe nas Olimpíadas: veja baterias de oitavas e quartas de final ao vivo
Brasil fecha o dia do surfe com dois semifinalistas
No masculino, Gabriel Medina encara o australiano Jack Robinson por vaga na final. Quem perder, ainda disputa o bronze. Quem vencer, vai lutar pelo ouro contra o peruano Alonso Correa ou o francês Kauli Vaast.
No feminino, Tatiana Weston-Webb tenta vingar Luana Silva contra a costarriquenha Brisa Hennessy. Na outra semifinal, a americana Caroline Marks encara a francesa Johanne Defay.
As semifinais ainda não têm data definida, mas podem ocorrer já no sábado. Tudo depende dele: do mar de Teahupo'o, no Taiti (Polinésia Francesa).
Isso é tudo por hoje, pessoal. Obrigado e até mais!
Não deu para a Luana Silva
Em bateria de poucas ondas, brasileira Luana Silva é derrotada pela costarriquenha Brisa Henessy e é eliminada nas quartas de final do surfe feminino. Ficou 6,37 a 5,47. A centroamericana vai enfrentar outra brasileira na semifinal, em Teahupo'o, na Polinésia Francesa: Tatiana Weston-Webb.
Faltam 5 minutos: Silva x Henessy
Nos minutos finais da bateria, a brasileira Luana Silva segue tentando a virada. A costarriquenha Brisa Henessy lidera por 6,37 a 4,8. A surfista brazuca precisa de uma onda 3,8 para virar.
Luana Silva x Brisa Henessy
Vários nadas no mar até agora. Bateria na metade, costarriquenha vence por 2,8 a 0,3 pontos. Bora, ondinhas da Polinésia Francesa, nunca te pedi nada! Faltam 15 minutos para o fim do dia de surfe em Teahupo'o.
Costarriquenha inaugura o placar contra brasileira
O mar não está para surfistas, mas a costarriquenha Brisa Henessy conseguiu arranjar uma ondinha de 2,33 pontos. Restam 25 minutos para a brasileira Luana Silva tentar virar.
Vai ter semifinal brasileira?
A última bateria do dia reúne a brasileira Luana Silva e a costarriquenha Brisa Henessy se enfrentam pelas quartas de final. Quem vencer, encara a também brazuca Tatiana Weston-Webb. Ou seja, se Luana passar, o Brasil garante uma finalista!
Tatiana Weston-Webb está na semifinal olímpica!
Brasileira vence a espanhola Nadia Erostarbe e fica a uma vitória de inédita medalha olímpica! Ficou 8,1 a 6,34.
Finzinho de bateria com Brasil em vantagem
Faltando 5 minutos, brasileira Tatiana Weston-Webb tem 8,1, contra 3,27 da espanhola Nadia Erostarbe.
Metade de bateria: Weston-Webb x Erostarbe
Chegando à metade da bateria de quarta de final com poucas emoções até agora, a brasileira Tatiana Weston-Webb vai vencendo a espanhola Nadia Erostarbe por 6 a 0,2 pontos. Faltam 15 minutos para a vaga na semifinal!
Primeira onda é brasileira
Foi modesta, mas foi boa. Tatiana Weston-Webb inaugura o placar na quarta de final contra Nadia Erostarbe com nota 3,33.