Surfe nas Olimpíadas: veja ao vivo Medina, Chumbinho e brasileiras

Após dias de adiamento, o surfe nos Jogos Olímpicos de Paris-2024 foi retomado nesta quinta-feira, 1º. Mulheres disputam as oitavas e quartas de final e homens encaram as quartas

16:11 | Ago. 01, 2024

Por: Esportes O POVO
Gabriel Medina, do Time Brasil, pega onda durante a terceira rodada de surf do terceiro dia dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, em 29 de julho de 2024, em Teahupo'o, Polinésia Francesa (foto: Ed Sloane/POOL/AFP)

Depois de dois dias de adiamento, o surfe está sendo retomado na tarde desta quinta-feira, 1º, nas Olimpíadas de Paris-2024. As baterias tinham sido canceladas em Teahupo'o (Taiti), na Polinésia Francesa, após o registro de ventos e chuvas muito fortes.

As disputas no masculino e no feminino contam com brasileiros. A primeira a entrar no mar foi Tatiana Weston-Webb, que encarou (e eliminou) o fenômeno Caitlin Simmers pelas oitavas de final. A atleta nacional também passou pela espanhola Nadia Erostarbe para chegar à semifinal.

Surfe nas Olimpíadas 2024: VEJA quem são os brasileiros classificados

Já a disputa brasileira entre Luana Silva e Tainá Hinckel, foi às 17h36min, também válida pelas oitavas de final, e Luana avançou. 

Entre os homens, as baterias de quartas de final começaram às 18h48min. O esperado duelo tupiniquim entre Gabriel Medina e João Chianca, o "Chumbinho", teve vitória do tricampeão mundial, que vai encarar o australiano Jack Robinson na semifinal.

Além disso, as quartas de final femininas podem ocorrer ainda hoje. Podendo ter uma ou duas brasileiras, a fase decisiva começa às 21h12min.

No surfe olímpico, dois surfistas disputam 30 minutos de bateria, podendo pegar quantas ondas conseguirem. Eles recebem notas pelas manobras que fazem, podendo ir de 0 a 10. As duas melhores notas são computadas em uma nota, que pode ser no máximo 20.

Quem terminar a bateria com notas melhores, avança de fase.

Em Tóquio-2020, o Brasil conquistou o ouro no masculino, com Ítalo Ferreira. Gabriel Medina chegou às semifinais e, com polêmica, foi eliminado pelo japonês Kanoa Igarashi, de quem "se vingou" em Paris-2024.

Surfe nas Olimpíadas: veja baterias de oitavas e quartas de final ao vivo