Carnaval 2023: acompanhe ao vivo o domingo de folia no Ceará
Fortaleza conta com seis polos com apresentações públicas, e ainda shows de artistas como Elba Ramalho, Geraldo Azevedo, Seu Jorge e outros. Cobertura do O POVO conta ainda com correspondentes em Aracati, Paracuru e outros municípiosApós quatro semanas de Pré-Carnaval em Fortaleza, a Capital recebe, neste domingo, 19, o ápice do Ciclo Carnavalesco chega nos seis polos espalhados pela Capital: avenidas Olímpio, Aterrinho da Praia de Iracema, Praça João Gentil (Benfica), Mocinha, Mercado dos Pinhões e Passeio Público. Confira a programação completa do Carnaval de Fortaleza
Já o planejamento operacional está está dividido em cinco vertentes: trânsito, segurança, saúde, fiscalização e limpeza. A operação teve início no último sábado, 18, e será finalizada na terça-feira, 21. De acordo com a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), 200 agentes estarão responsáveis, diariamente, pela organização do trânsito nos setes polos carnavalescos. Do total, cinco pontos contarão com uma operação especial.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Cobertura do O POVO
A cobertura multimídia do O POVO contará com atualizações no O POVO Online, no impresso de domingo, 19, e quarta-feira, 22, com inserções na Rádio O POVO CBN, no Youtube e redes sociais do O POVO. A equipe se dividirá nos polos oficiais, buscando novidades, novos locais de folia, festas privadas e os shows na Praia de Iracema.
O Interior do Ceará também cai na folia e, nos quatro dias de evento, O POVO trará informações exclusivas de praias como Aracati, Paracuru, Taíba, Majorlândia, Presídio e Morro Branco.
Confira ao vivo as atualizações sobre o Carnaval 2023 em Fortaleza e praias do Ceará
Zeca Baleiro agita foliões na Praia de Iracema
Cantor Zeca Baleiro agita os foliões durante apresentação no segundo dia de carnaval na Praia de Iracema, em Fortaleza.
Zeca Baleiro recebe CD do Luxo da Aldeia
Antes de subir ao palco, Zeca Baleiro recebeu o CD "Tantos Carnavais Depois", do bloco Luxo da Aldeia. "É um registro do trabalho que a gente fez, tem também músicas do Ednardo, de Fortaleza, além de músicas próprias. É uma conquista de anos que a gente vem fazendo pro Carnaval", disse Mateus Perdigão, do Luxo da Aldeia.
"É uma felicidade grande. Ao mesmo tempo em que passamos por dois anos difíceis de pandemia e por anos de um governo que não valorizava a cultura, agora a gente está chegando em um momento de retomada. O pessoal tá se divertindo, tá querendo curtir, tem essa retomada da cultura também. O Luxo da Aldeia valoriza a música carnavalesca cearense. Foi uma forma de homenagear aqueles que não estão mais aqui por causa do coronavírus", explicou ainda, após show na Praia de Iracema neste domingo, 19
Zeca Baleiro sobe ao palco do Aterro da Praia de Iracema
Zeca Baleiro sobe ao palco do Aterro da Praia de Iracema e ionicia apresentação com a música "Mamãe Oxum".
Com repertório que mescla seus sucessos e homenagens a músicos como Moraes Moreira e Fausto Nilo, Zeca Baleiro é a penúltima atração deste domingo, 19, na Praia de Iracema. Ele promete tocar músicas festivas e dançantes para animar o público.
O cantor destaca a relevância da volta do Carnaval após dois anos de paralisação por causa da pandemia: "É muito importante essa retomada. A pandemia foi algo que assombrou o Brasil nos últimos anos e o Carnaval é uma festa de muita espontaneidade e alegria, na qual as pessoas vão pra rua para se encontrarem, beberem, namorarem, celebrarem e se diveritem. Isso é um retrato muito genuíno do que é o Brasil", elabora.
Luís da Viola se apresenta no Mercado dos Pinhões
Cantor Luís da Viola agita os foliões no domingo de Carnaval no Mercado dos Pinhões, em Fortaleza.
Bloco dos Sereixs, grupo de amigos têm oceano como tema para fantasias
O grupo de amigos de Karla Saraiva, 45, participa pelo terceiro ano do Bloco dos Sereixs. A brincadeira requer que todos se vistam de elementos do mar. Lula, polvo, tubarão e sereias fazem parte do bloco que sai um dia a cada Carnaval.
Karla, que teve a ideia do bloco, explica que tem o hobby de nadar no mar e o marido é kitesurfista, por isso o oceano é tema das fantasias.
Nação Fortaleza desfila na avenida Domigos Olímpio
Nação Fortaleza celebra a escritora Carolina Maria de Jesus em sua loa durante desfile na Avenida Domingos Olímpia. A agremiação faz também menção à vereadora Marielle Franco.
"Queremos ver a cidade colorida e cheia de novo", coloca foliã
Karine de Lima, 29, profissional de educação física reuniu um grupo de amigos e foi celebrar nos Pinhões. "A gente não via a hora de voltar depois de uma pandemia e um governo ruim. Queremos ver a cidade colorida e cheia de novo", ressaltou. Eles estão aproveitando todoos os dias e logo cedo se falam para rodar o máximo de polos possíveis.
"Onde tiver folia eu vou", diz folião vestido de rabisco
O folião Edvando Mendes, 37, designer de interiores está fantasiado de rabisco inspirados nos desenhos infantis. Sempre gostou de Canaval e foi difícil os dois anos de pandemia porque não tinha diversão nenhuma. "Foram anos perdidos. Esse Carnaval estou achando fraco, mas gosto de ir e onde tiver folia eu vou".
"Experiência única", diz Marcelo Freire sobre show na Praia de Iracema
Marcelo Freire, da Banda Brasilis, caracterizou o show no Aterrinho da Praia de Iracema como "uma experiência única". "É o sonho de várias bandas e vários artistas da cidade chegar ao Ciclo Carnavalesco. Vou guardar na memória essa energia maravilhosa e indescritível", disse.
O músico também pontuou o momento especial de retorno do Carnaval após dois anos sem festas - uma volta importante tanto para o público quanto para os artistas: "É uma superação depois de dois anos parados sem fazer show. A gente se depara com uma experiência tão grandiosa, com certeza é uma vitória", enfatiza. O grupo volta a se apresentar nesta segunda-feira, 20, no Benfica, e nesta terça-feira, 21, no Mercado dos Pinhões.
Foliões trazem temas políticos para Carnaval de 2023
Para a gerente Elaine Dimas, 41, no Carnaval "tem que vir de forma política". Por isso ela escolheu uma placa com frase contra o racismo. "Vejo que todo mundo para pra ler", diz. Ela acredita que é importante trazer temas políticos para a festa.